As medidas de dispersão são utilizadas para mostrar a variabilidade da amostra analisada dentro de uma amostra, quanto mais homogênea a amostra menor é variabilidade e quanto menos homogênea a amostra maior é a variabilidade. Baseado nisto, descreva as diferenças entre o desvio-padrão e os intervalos interquartílicos e quando utilizar cada um deles.
Respostas
O desvio-padrão, assim como a variância, é uma medida de dispersão. A função dele é mostrar como ocorre a dispersão dos elementos da população ou da amostra com relação à média dessa mesmas populações e amostras. De forma sucinta o desvio-padrão trata-se da raiz quadrada da variância, ou seja, calculando-se essa última poderemos obter o primeiro bastando retirar a raiz para isso.
Quando avaliamos o desvio padrão podemos afirmar que quanto maior for o desvio-padrão, maior será a dispersão em relação à média, quanto menor o desvio-padrão, menor o desvio haverá em relação à média.
O desvio-padrão tem a mesma unidade da média. Se a média estiver em percentual, o desvio-padrão estará em percentual, se a média estiver em metros, o desvio-padrão estará em metros, se a média estiver em graus, o desvio-padrão estará em graus.