Respostas
Como funciona:
O sismógrafo, a rigor, não funciona sozinho. Depende do sismômetro, um sensor instalado em locais transqüilos e pouco povoados, que detecta oscilações na superfície terrestre, desde pequenos abalos até grandes terremotos. O sensor consiste, basicamente, numa bobina que envolve um ímã pendurado numa mola. Toda vez que a terra treme, o ímã balança e produz na bobina uma corrente elétrica, que é transmitida por meio de cabos ao sismógrafo. Dentro dele, nos modelos mais conhecidos, uma espécie de caneta, acionada pelos impulsos elétricos, move-se sobre um cilindro de papel compondo os sismogramas gráficos a partir dos quais os abalos são medidos e analisados.
Como é feito:
1 Coloque o papel na prancheta e prenda-a ao topo de uma escrivaninha ou mesa. Se você não tiver uma prancheta, cole o papel diretamente na escrivaninha ou mesa.
2 Com a fita adesiva, prenda o lápis à capa do livro, de modo que a ponta do lápis esteja além do lado oposto à encadernação.3 Faça um laço com o fio pelo meio das páginas e amarre as pontas. Você pode segurar o fio e suspender o livro de modo que ele fique pendurado sobre o papel na mesa.
4 Você pode querer usar a fita adesiva para deixar o livro fechado ou prendê-lo com uma borracha para evitar que ele fique abrindo.
5 Posicione o livro de modo que o lápis toque a borda superior do papel.
6 Com um movimento firme, puxe o livro ou o lápis para baixo, ao longo do comprimento do papel, para que desenhe uma linha. Essa é sua linha de controle. Se necessário, desenhe diversas linhas de controle até você ficar confortável com o movimento necessário para desenhar uma linha firme e contínua.
7 Agora você está pronto para um terremoto simulado. Desenhe uma linha de cima a baixo no papel, como antes, mas desta vez peça para um auxiliar agitar a mesa de forma perpendicular à direção que o lápis está indo.
8 Repita, usando movimento mais fortes e mais fracos. Compare os resultados.
9 Repita, desta vez agitando a mesa na direção que o lápis está indo.