“Não adianta vender bem caro, e depois não receber”! Esta citação diz respeito a conceitos difundidos aqui na disciplina que tratam sobre políticas de concessão de crédito e ações de cobrança! Como vimos também anteriormente aqui na disciplina (primeiros capítulos), existe a necessidade do gestor financeiro da empresa estar sempre atento ao fluxo de caixa da mesma.
Baseado no enunciado acima, suponhamos que você seja gestor financeiro de uma rede de lojas de vestuário e necessitou implementar (já realizado) uma política de cobrança na empresa devido ao seu índice de inadimplência estar elevado. Acontece que isto poderá também refletir na sua concessão de crédito. De que forma isso poderia acontecer? E como você pode se precaver para que estes índices de inadimplência não venham a manter-se e/ou até mesmo aumentarem?
Respostas
O cadastro de clientes visa colher dados que permitirão conhecê-lo melhor e realizar uma análise de crédito consciente utilizando as informações que formam o seu histórico. Um cadastro incompleto ou desatualizado pode causar problemas para a empresa e gerar um índice de inadimplência insustentável.
CréditoA concessão de crédito é o ápice de uma transação. Significa que você já atualizou a ficha cadastral, analisou e determinou qual o limite de compra pode conceder, além do prazo e taxa de juros a ser aplicada. Nesse processo, é sempre bom lembrar que crédito nunca pode ser concedido sem uma análise apenas por ser um cliente conhecido ou que aparenta ser financeiramente equilibrado. Dessa forma, é possível evitar riscos de inadimplência na operação.
CobrançaMesmo com uma ficha de cadastro corretamente preenchida, atualizada e uma análise de crédito bem feita, o risco de clientes pagarem em atraso é grande. Para não colocar a saúde financeira da empresa em risco quando isso ocorrer, alguns procedimentos devem ser colocados em prática rapidamente.