(FATEC-SP) um explorador de cavernas utiliza se da tecnica "rapel" que consiste em descer abismos e canyons apenas em uma corda e com velocidade praticamente constante. A massa total do explorador e seus equipamentos é de 80kg. Considerando a aceleração da gravidade no local de9,8m/s² a força resultante de resistencia que atua sobre o explorador durante a descida é, em N, de:
Respostas
F = 80.9,8 = 784 N.
Resposta:
Considerando a aceleração da gravidade , a força então será de 800, ou seja, alternativa letra c
Vamos aos dados/resoluções:
Como o enunciado do problema diz, o explorador desce com velocidade praticamente constante. Com isso então, faremos uma aproximação que tornará nossos cálculos possíveis, e diremos que o explorador desce o abismo com velocidade constante.
Dizer que a velocidade é constante é o mesmo que dizer que sua variação é nula, ou seja: Δv = 0 e para calcularmos a aceleração, devemos dividir a variação da velocidade pelo tempo transcorrido.
a = Δv / Δt
Mas, se Δv = 0 então a = 0
É de conhecimento público que a segunda lei de Newton nos diz que F = m.a (a força resultante que atua sobre um corpo é o produto de sua massa por sua aceleração)
Então ora, se a aceleração vale zero, então a resultante também valerá zero , ou seja, Resposta (A). Entretanto, se por força resultante de resistência você estiver se referindo à força que a corda exerce sobre o explorador, então, ela será igual ao seu peso.
P = m . g
P = 80 . 10 = 800 N