Respostas
Foram anexados devido a diplomacia do Ministro das Relações Exteriores, o Barão do rio Branco (entre 1902 e 1912), que garantiu a vitória brasileira em várias disputas territoriais com países vizinhos, consolidando as atuais fronteiras brasileiras no início da República Velha.
O território do Amapá foi anexado ao Brasil como a capitania do Cabo Norte em 1637, depois foi anexado a capitania do Grão-Pará. O tratado de Utrecht de 1713 estabeleceu o rio Oiapoque como fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, mas a posse brasileira só foi confirmada em 1900 com a arbitragem do governo suíço.
O território do Acre pertencia a Bolívia, mas era ocupado pelos seringueiros brasileiros desde a 2ª metade do séc. XIX, a Bolívia tentou expulsar os brasileiros, mas acabou reconhecendo a vitória brasileira com o tratado de Petrópolis em 1903: o Acre que foi comprado da Bolívia que em troca receberia algumas terras do MT e iria escoar suas mercadorias pelo Atlântico com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.