• Matéria: Psicologia
  • Autor: nathydiasescrit
  • Perguntado 8 anos atrás

“Durante um processo psicoterápico, o terapeuta deixa de reagir ao comportamento do paciente para compreendê-lo. Se somos agredidos em um ambiente social, podemos reagir a isso, mas dentro do processo psicoterápico o analista não reagiria a agressão, a reação é substituída pela compreensão e interpretação daquele comportamento”. (HEGENBERG, 2004, p. 27)

Na orientação profissional nossa relação com o indivíduo ou com o grupo, também é terapêutica e deve seguir os trâmites necessários para tal propósito.

O processo de orientação deve se configurar em cada encontro, como um trabalho em uma perspectiva com objetivos definidos e com técnicas condizentes com estes objetivos levantados. Lucchiari (1993) aponta a necessidade de um planejamento para estruturação de cada etapa deste processo, o orientador deverá estruturar cada um desses encontros destacando os objetivos e buscando a técnicas adequadas para cada momento.

Planejamento significa ter uma orientação de atuação, temos um plano de ação, mas deve-se sempre considerar, como Lucchiari (1993) enfatiza, que o plano nos orienta e deve ser visto como plano, ou seja, no decorrer dos encontros podemos ter que redefinir alguns objetivos, corrigir trajetórias anteriormente estabelecidas, o processo deve ter este caráter dinâmico.
Qual é a resposta?

Respostas

respondido por: Caroolramos
134
 Durante um processo psicoterápico, o terapeuta deixa de reagir ao comportamento do paciente para compreendê-lo
respondido por: emrbarbosa
28

Resposta:

Durante um processo psicoterápico, o terapeuta deixa de reagir ao comportamento do paciente para compreendê-lo.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares