• Matéria: Biologia
  • Autor: danilocazuzzi1
  • Perguntado 8 anos atrás

No musculo de mamiferos ,quando os suprimentos de oxigênio e interrompido durante um esforço muscular intenso , as células musculares passam a trabalhar anaerobicamente, num processo fermentativo .sobre essa rota metabólica : a)Que tipo de fermentação ocorre nis músculo e que produto é acumulado nessas condições ? B) compare o rendimento energético (saldo de ATP) entre a fermentação que ocorre nos músculos e a respiração celular aérobia ?


danilocazuzzi1: Resposta pra hoje por favor quem sabe

Respostas

respondido por: Tamets
6
a) fermentação láctea

b) rendimento dá glicólise = 2Atp
Rendimento total dá respiração = 38Atp's

38-2= 36 ( visto q glicólise faz parte do processo de respiração, mesmo não sendo utilizado O2.)
respondido por: FeliciaM
1

No músculo de mamíferos o tipo de fermentação que acontece é a Fermentação Láctica, sendo assim, a resposta da letra A. Para responder a alternativa B, vemos que ao comparar o rendimento energético entre ela e a respiração celular aeróbica temos para a Fermentação 2ATP e Respiração celular aeróbia, 32 ATP.

O que é Fermentação Láctica?

  • O suprimento de oxigênio é reduzido durante alta atividade muscular, causando a hipoxia.
  • Nessa condição, uma das moléculas oriundas dos processos da glicólise, piruvato, é reduzida a lactato, denominando então esse processo de fermentação láctica.
  • O lactato pode ser transportado e convertido em glicose, porém quando a atividade muscular é muito vigorosa, ele se acumula e limita a performance do atleta.

O que é Respiração Celular Aeróbia?

  • É o tipo de respiração que ocorre dentro das mitocôndrias, na presença de oxigênio, ou seja, é preciso que exista oxigênio para a produção de energia na forma de adenosina trifosfato (ATP) vinda da glicose dos alimentos.
  • A primeira etapa desse processo se dá no citosol, podendo ocorrer na ausência de oxigênio e é chamada de glicólise, em que a molécula de glicose é quebrada em piruvato para a produção do ATP.
  • O ciclo de Krebs é a segunda etapa, ocorrida dentro das mitocôndrias, em que o piruvato é convertido em acetil coenzima A e após oito etapas, há o saldo energético de 6NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzido), 2 ATP e 2FADH2 (dinucleótido de flavina e adenina com adição de elétrons resultantes do processo).
  • Essas moléculas irão doar elétrons na cadeia respiratória, com ajuda de proteínas. Nesse processo, chamado fosforilação oxidativa – terceira etapa da respiração celular, o Oxigênio é chamado de aceptor final.

Portanto, o saldo de ATP do processo de fermentação é de 2 moléculas de ATP, já o da respiração celular é de 30 ou 32 moléculas de ATP.

Percebe-se que o processo anaeróbio é bem menos eficiente na produção de ATP, sendo necessário consumir 15 vezes mais glicose.

Aprenda mais sobre fermentação e respiração aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13663602

#SPJ2

Perguntas similares