• Matéria: História
  • Autor: alececoni
  • Perguntado 9 anos atrás

quem eram os irmaos Graco

Respostas

respondido por: matheus1502
189
Os irmãos Graco foram dois tribunos da plebe durante a república romana e tentaram aplicar certas políticas de reforma agrária numa época difícil, em que os pequenos agricultores passavam por crises. Tibério, eleito tribuno da plebe em 133 a.C. propôs uma lei pela qual quem tivesse mais de 310 acres de terras deveria doar o excedente ao Estado, a fim de que este as arrendasse aos cidadãos pobres. O Senado opôs-se a tais medidas e, numa tumultuada sessão no recinto do próprio Senado, Tibério e mais de trezentos de seus adeptos foram assassinados. Caio Graco foi eleito tribuno em 123 a.C., dez anos depois do assassinato de seu irmão Tibério. Caio elaborou leis para melhorar as condições de vida da plebe, como a Lei Frumentária, que determinava a distribuição de trigo a baixo preço aos plebeus, além da reforma agrária. Os aristocratas reagiram contra Caio e seus seguidores, o que resultou em vários confrontos armados, até que, cercado numa das colinas romanas, Caio ordenou a um escravo que o matasse. O escravo suicidou-se em seguida.
respondido por: EduardoPLopes
87

Os Irmãos Graco (Tibério Semprônio e Caio Semprônio) foram importantes líderes políticos dos plebeus durante o período da República Romana, tendo Tibério servido como Tribuno da Plebe (um cargo especial, criado exclusivamente para os plebeus, que garantia representação jurídica e política para esta classe) até o seu assassinato, em 133 antes de Cristo.

Defendiam a Reforma Agrária, pois viam como profundamente injusta a sociedade romana, que acumulava terras e riquezas no número relativamente pequeno de famílias patrícias (os nobres romanos) enquanto a esmagadora maioria da população vivia na miséria, tendo sido figuras fundamentais na luta dos plebeus no último século da República Romana.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19493757

Anexos:
Perguntas similares