• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Leserafim4077
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto e marque a alternativa correta.“A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da palavra, o texto literário semeia diversos sentidos na busca de um cultivo plural de leituras. Cabe a cada leitor a cultura desse solo criativo de descampado feitio. O ato de ler atualiza esse processo revelador da arte da palavra desenvolvendo a expressão do sujeito leitor numa dimensão crítico-reflexiva. É nessa perspectiva, então, que a prática leitora do livro infantil deve se manifestar no convívio da sala de aula.”(MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000, p. 15)Disponível em . Acesso em 25 mai. 2012.a.De acordo com o texto, cabe à escola a formação da criança leitora, pois a leitura está diretamente relacionada a um caráter pedagógico.b.Há várias possibilidades de leitura de um texto literário. Cabe ao professor apontar para o aluno qual o real sentido do texto, aproximando o aluno dos propósitos pretendidos pelo autor.c.Por meio da leitura, a criança constitui-se como sujeito. É importante, portanto, que a criança leia apenas livros que orientem uma conduta moral e ética, deixando de lado a leitura lúdica.d.A criança leitora desenvolve sua visão crítico-reflexiva na medida em que sua leitura seja determinada pelos pais ou professores, os quais sabem o que fará bem para o desenvolvimento sociocognitivo dessa criança.e.O texto literário ultrapassa o caráter pedagógico, pois o livro, assim como a arte, é plural, possibilitando ao leitor diversos sentidos e, portanto, diversas possibilidades interpretativas.

Respostas

respondido por: edivaldomns1
8

Resposta:

            Indicar um livro que o professor leu em sua época de estudante, apenas para que tenham uma tarefa de leitura; sem objetivo para a aula.

Explicação:  

          Já que, de acordo com as considerações de Nelly Novaes Coelho (2000,p. 164), a literatura Infantojuvenil “ocupa um lugar específico no âmbito do gênero ficção, visto que ela se destina a um leitor especial, a seres em formação, a seres que estão passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida”, fica fora de contexto caso o professor indique um livro que leu sem que tal indicação tenha um objetivo ou adequação à faixa etária de seus alunos.

respondido por: larissamagrani
5

A formação do leitor pressupõe mais que saber ler e escrever bem. Ela requer uma gama de conhecimentos externos e possibilidades de interpretação (E).

O leitor é aquele que encontra significado nas palavras e nos sentidos que elas podem apresentar.

A tarefa do leitor não é apenas assimilar as letras, as sílabas e as palavras. Ele precisa entender o contexto que o texto se aplica e qual é o seu público-alvo.

O leitor crítico é livre do analfabetismo funcional, ou seja, de ler o texto e não entendê-lo. Portanto, não basta só ler, mas é preciso hermenêutica. O leitor rudimentar sabe ler e decodificar palavras.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20877250

Anexos:
Perguntas similares