3)
Estudamos o que são paradigmas científicos e alguns paradigmas adotados em pesquisas nas Ciências Sociais. Paradigma pode ser definido como a teoria de referência a todos por determinado tempo, mas que, ao esgotar-se principalmente por não responder mais às necessidades que o momento apresenta, entra em crise. Quando isso ocorre, quais são as consequências esperadas no campo científico?
Assinale a alternativa que apresenta a(s) consequência(s) de uma crise de paradigma.
Alternativas:
a)
São construídos outros modelos que vão se tornar dominantes, sendo que o primeiro paradigma é abandonado imediatamente pela comunidade científica.
b)
O modelo em crise permanece em vigor, pois é sustentado em verdades científicas permanentes, apenas alterando os fatores que levaram à crise de paradigma.
c)
São construídos outros modelos que tendem a se tornar dominantes. Até que isso ocorra, os paradigmas, em crise e novo, convivem, podendo haver disputa de hegemonia entre os paradigmas.
d)
São construídos outros modelos que passam a conviver com o paradigma em crise por tempo indeterminado e sem que o paradigma anterior caia em desuso pela comunidade acadêmica, continuando sua hegemonia.
e)
Surgem vários novos paradigmas em resposta ao paradigma em crise, que tendem a substituir o anterior, convivendo em harmonia por tempo indeterminado.
4)
Em uma pesquisa científica, a abordagem de coleta e análise de dados pode ser quantitativa e qualitativa. As pesquisas qualitativas buscam apreender aspectos não mensuráveis dos fenômenos, e esses aspectos se relacionam à dimensão subjetiva, que diz respeito a atitudes, valores e concepções dos indivíduos ou grupos sociais, que não podem ser quantificadas. Assinale a alternativa que explica a relevância de pesquisas qualitativas e como seus resultados são confirmados:
Alternativas:
a)
Os aspectos subjetivos não são centrais para as pesquisas científicas de qualquer área. Assim, seu estudo entra como complemento para compreender os fenômenos sociais, explicáveis por dados quantitativos e experimentos controlados. Para explicar os resultados, o pesquisador compara os dados qualitativos aos quantitativos.
b)
Os aspectos subjetivos são determinantes na configuração dos fenômenos sociais, uma vez que se relacionam à vida cotidiana e à forma como os seres humanos respondem às questões que ocorrem neste cenário. Para explicar os resultados, o pesquisador precisa ter cuidado nas descrições dos fenômenos por meio da observação, das entrevistas em diversos formatos, no uso de documentos e nas análises dos dados.
c)
Para apreender quaisquer tipos de fenômenos sociais, a pesquisa qualitativa é a única abordagem a ser adotada, uma vez que esses fenômenos se relacionam à vida cotidiana e à forma como os seres humanos respondem às questões que ocorrem neste cenário. Para explicar os resultados, o pesquisador precisa ter cuidado nas descrições dos fenômenos por meio da observação, das entrevistas em diversos formatos, no uso de documentos e nas análises dos dados.
d)
Para apreender quaisquer tipos de fenômenos sociais, a pesquisa qualitativa é a única abordagem a ser adotada, uma vez que esses fenômenos se relacionam à vida cotidiana e à forma como os seres humanos respondem às questões que ocorrem neste cenário. Para explicar os resultados, basta o pesquisador comprovar seu estudo por meio de experimentos controlados que reproduzam as situações estudadas.
e)
Os aspectos subjetivos são assessórios na configuração dos fenômenos sociais, uma vez que se relacionam à vida cotidiana e à forma como os seres humanos respondem às questões que ocorrem neste cenário. Para explicar os resultados, o pesquisador precisa necessariamente articular análises qualitativas a análises quantitativas.
5)
Julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) Os autores de obras a serem citadas são sempre pessoas físicas. No caso de uso de textos publicados por instituições públicas ou privadas, as referências são dispensadas.
( ) Na listagem de referências, que aparece na parte pós-textual do documento, a entrada terá sempre todas as letras maiúsculas, o que nem sempre ocorrerá na citação na parte textual.
( ) No caso de palestras, debates, comunicações orais em congressos, você pode usar a informação sem dar a referência nem na parte textual nem na listagem de referências.
( ) É recomendado buscar informações direto na fonte. A interlocução mediada, ou "a citação da citação", pode ocorrer com moderação, utilizando-se o termo apud para fazer a referência no texto.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas:
a)
F – V – F – V
b)
F – F – F – V
c)
V - V – F – V
d)
F – V – F – F
e)
V – V – V – F
Respostas
respondido por:
1
AV2 1=D; 2=C; 3=C; 4=B; 5=A
mateuspdl:
Muito obrigado!!!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás