• Matéria: História
  • Autor: maiconpf
  • Perguntado 8 anos atrás

A Sociedade do império assírio

Respostas

respondido por: BeatrizPraciano16
4
Na Assíria, a sociedade estava dividida em varias camadas. A camada dominante era composta pelo Rei, a aristocracia guerreira e os sacerdotes. Abaixo vinham os trabalhadores em geral: desde os artesãos dos centros urbanos ate os camponeses agricultores livres. Os Assírios foram um dos primeiros povos da antiguidade a se utilizar do trabalho escravo de forma mais sistemática, o que não quer dizer que a maior parte da população de trabalhadores fosse escrava.

A propriedade da terra estava concentrada nas mãos da casta sacerdotal e da coroa, que a administrava através do templo. Da mesma forma que na Suméria, havia uma espécie de sistema bancário e uma atividade comercial intensa, apesar de esta ultima ser, de certa forma, desprezada pela casta guerreira.

Os militares assírios formaram o primeiro exército organizado e o mais poderoso até então. Desenvolveram armas de ferro e carros de combate puxados por cavalos, além de cavalaria pesada individual. O controle das áreas conquistadas era mantido pelas tropas e por práticas cruéis, como a deportação e a mutilação dos vencidos. Os guerreiros e os sacerdotes desfrutavam de grandes privilégios: não pagavam tributos e eram grandes proprietários de terra. A população comum, formada por camponeses e artesãos, ficava sujeita a altos tributos e serviços forçados na construção de imensos palácios e estradas. Os assírios desenvolveram a horticultura e aperfeiçoaram o arado.

FONTE: https://biotavares.blogspot.com.br/2012/07/o-imperio-assirio.html?m=1
Perguntas similares