A reforma religiosa do seculo XVI provocou na Europa mudanças historicas significativas em várias esferas. Indique transformaçoes decorentes da Reforma nos ambitos. a) Politico Religioso. B)Socio Economico
Respostas
b) Surgiram novas éticas religiosas ligadas a um culto mais simples (que não exigia tantos tributos ou obrigações para alcançar a salvação), o que agradava ricos e pobres. A nobreza aproveitou para aumentar suas riquezas, ao tomar os bens do clero em seus países. O calvinismo, religião adequada ao espírito capitalista (pois não condenava o lucro), contribuiu para exaltar e fortalecer as atividades da burguesia na sociedade.
Resposta:
Explicação:
A) A Assinatura da Paz de Augsburg em 1555, cessando conflitos religiosos na Alemanha, reconhecendo o Luteranismo como religião e definindo o "Cuius regio, eios religio " - " Cada rei, sua religião", que dava maior liberdade de escolha da religião oficial do Estado de cada governante.
Cunho religioso: Criação do Luteranismo, nova igreja fundada por Martinho Lutero que logo foi aderida pela maioria dos governantes da Alemanha, dando origem à outros tipos de reformas e instaurou a primeira guerra religiosa da Era Moderna.
B) Revolta dos camponeses, que ocuparam as terras da nobreza e de membros do clero, evidenciando a insatisfação popular contra a Igreja. Surgimento dos Anabatistas, a " ala radical" da Reforma Protestante.
Cunho Econômico: A nova religião ( Luteranismo ) agradava a burguesia, classe emergente nesse período, pois estimulava a acumulação de riquezas por meios comerciais, prática que até então era condenada pela Igreja Católica, enriquecendo e fortalecendo essa nova elite européia.