Respostas
Algumas críticas a essa teoria:
> pensar as civilizações como entidades monolíticas e fechadas comprometeria o próprio modelo do choque de civilizações e o inutilizaria para explicar as movimentações geopolíticas mais importantes da atualidade.
> essa teoria parece ignorar as complexas relações inter e intra-civilizacionais em um mundo transformado pelas tecnologias da computação e comunicação e pela reestruturação capitalista que geradas pela globalização.
> essa teoria estaria simplificando as complexidades da realidade social, o pensamento sobre a política mundial. Esta atitude poderia levar a uma visão totalitária do mundo.
> Haveria um racismo implícito nas duas contraposições principais feitas por: o Ocidente versus o resto e o mundo islâmico versus as sociedades não-muçulmanas.
A teoria de choque das civilizações foi fundada por Samuel Huntington. Em sua concepção, as diferentes identidades culturais das variedades distintas de civilizações são as responsáveis pelas crises e conflitos internacionais desde, pelo menos, a queda do muro de Berlim.
Uma primeira crítica a sua tese é a de que ele se limita a determinas circunstâncias, não podendo extravasar sua teoria para todos os fenômenos e conflitos mundiais.
Uma segunda crítica possível é direcionada a ideia de que a civilização islâmica não teria homogeneidade suficiente para ameaçar o Ocidente. Esta postura é, evidentemente, uma concepção que parte de uma análise fundada em valores ocidentais.
Saiba mais sobre o mundo contemporâneo: https://brainly.com.br/tarefa/18899102
Em anexo, Huntington.