Ensinar e resolver problemas é uma tarefa mais do que ensinar conceitos, habilidades e algoritmos matemáticos. Não é mecanismo direto de ensino, mas uma variedade de processos de pensamento que precisam ser cuidadosamente desenvolvidos pelo aluno com o auxilio e incentivo do professor. Um dos fatores mais difíceis de ser compreendido pelos alunos, pois exige análise, encontrar estratégias para resolução e saber executar. Segundo Polya (1995) apud Onuchic (1999, p. 210), “resolver problemas era o tema mais importante para se fazer Matemática, e ensinar o aluno a pensar era a sua importância primeira”. Segundo o autor, para resolução de um problema devemos seguir quatro etapas. Obedecendo a ordem descrita por Polya, numere estas etapas em seguida assinale a sequência correta. Etapa ( ) - Planejar a resolução - construir estratégias de resolução. Etapa ( ) - Resolver o problema - colocar as estratégias em prática, resolver o problema. Etapa ( ) Verificar a solução - ler o problema de novo e verificar se o que foi perguntado é o que foi respondido. Etapa ( ) Compreender o enunciado - devemos ler o problema e identificar os dados fornecidos, e se possível, traçar um esquema que representa a situação. 2ª, 3ª, 4ª, 1ª. 1ª, 2ª, 3ª, 4ª. 2ª, 1ª, 3ª, 4ª. 1ª, 2ª, 4ª, 3ª.
Respostas
1 compreender depois planejar a resolução depois resolver o problema e para finalizar verificar a solução.
Resposta:
Explicação:
1ª etapa: compreender o problema
Você observa alguma diferença entre comprar no interior ou na capital? Resposta: sim. O preço dos itens difere, e existe o custo de transporte no caso da capital.
O que está sendo solicitado no problema? Resposta: que se verifique onde é mais vantajoso economicamente fazer a compra.
O que se procura no problema? Resposta: comparar preços para verificar onde os itens custam menos.
Algum cuidado importante para a resolução? Resposta: sim. Lembrar de incluir o preço do transporte quando calcular o custo na capital.
2ª etapa: estabelecer um plano
- Calcular em separado os gastos para a compra no interior e os gastos para a compra na capital.
- Incluir o gasto com a viagem, no caso da capital.
- Verificar como fica o custo final de cada compra.
- Comparar e decidir sobre a melhor alternativa.
3ª etapa: executar o plano
Descrição da imagem não disponível
4ª etapa: fazer o retrospecto ou a verificação
Existe alguma situação em que comprar na capital seria mais vantajoso? Resposta: sim. Se não houvesse o custo da viagem até a capital, essa opção seria mais vantajosa. Para comprar no interior, se gastaria R$ 355,00 e, na capital, R$ 290,00 (sem o custo da viagem).
A execução foi correta? Resposta: sim. Considerando que o motivo da viagem foi apenas fazer essa compra, é mais vantajoso economicamente fazê-la no interior, ainda que os itens sejam mais caros.
Resposta: é mais vantajoso comprar no interior, pois o custo total final é menor.