• Matéria: Português
  • Autor: MelanieMaia
  • Perguntado 8 anos atrás

Questão 4

Para ilustrar a ideia da relatividade da verdade para um escritor de ficção, o narrador conta o Episódio de uma suposta queda de avião narrada em detalhes por um colega, na juventude .compare estes dois trechos do texto aparentemente contraditórios

"Ele era mentiroso"
"Concluo que ele não estava mentindo. Ele vira, realmente, o avião cair"

porque o narrador acabou concluindo o que o colega não estava mentindo quando relatou o episódio? em que contexto o rapaz não seria considerado mentiroso? justifique sua resposta com elementos do texto

Anexos:

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
451

Olá!


Apesar de ter sido o fato contado pelo colega do narrador desmentido por um terceiro, o narrador ainda sim não considera que seu colega tenha mentido sobre a história que contou.


Essa constatação se deve ao fato de o narrador ter enxergado no "mentiroso" em questão um ficcionista, como aponta o trecho transcrito a seguir:


"Ele vira, realmente, o avião cair. Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais. E ele acreditava no que dizia, porque era um ficcionista."


Podemos entender por "ficcionista" tanto como um eufemismo para o termo "mentiroso", quanto por um caráter do colega do narrador.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Anexos:
Perguntas similares