Respostas
Resposta:
A atmosfera se divide nas seguintes camadas:
Troposfera,
Estratosfera,
Mesosfera,
Termosfera,
Ionosfera,
Exosfera.
A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, com cerca de 30 km de espessura e rica em gás ozônio. A estratosfera é o local onde existe a formação da Camada de Ozônio – é um filtro natural que protege o planeta dos raios ultravioletas que são emitidos pelo Sol. Atualmente, é claro, o fenômeno conhecido como efeito estufa vem prejudicando esta camada: isso ocorre pela emissão constante e excessiva de produtos químicos chamados CFCs, os clorofluorcarbonetos.
A temperatura média é variável, alcançando até -60 °C, podendo ser mais quente quanto mais perto da mesosfera. O ar na estratosfera é mais ou menos mil vezes mais rarefeito do que ao nível do mar – por isso, somente aviões supersônicos e balões meteorológicos conseguem atingir esta camada, afinal, há rara presença de gás oxigênio, não existindo possibilidades da presença humana não utilizando equipamentos especiais.
Estratopausa é a camada mediana entre a estratosfera e a mesosfera – é o local em que a temperatura da atmosfera alcança o valor máximo.
O termo estratosfera pode ter outro significado quando figurativamente: utiliza-se para designar algum lugar que é extremamente alto e que permanece longe do alcance de qualquer humano.
Por exemplo: “Ele o ameaçou que jogaria seu videogame para a estratosfera.”
Explicação: