Respostas
Planície Aluvial: são formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de argila, silte e areia.
Planície Litorânea: é uma planície situada ao longo do litoral brasileiro, possui aproximadamente 620 quilômetros de comprimento e cerca de 100 km de largura. Ela estende-se a partir do Amapá, formando uma faixa descontínua e de largura irregular. Em certos trechos é bem larga, como no litoral do Maranhão, desaparecendo quase totalmente em outros, como no litoral sul, onde em determinados pontos a Serra do Mar alcança o oceano. Observam-se aí planícies isoladas, como as da Baixada Fluminense, Baixada da Ribeira do Aguapé, Baixada de Paranaguá, Baixada de Itajaí e a faixa litorânea do Rio Grande do Sul. Essa planície litorânea pode se subdividir em planície oriental atlântica e planície setentrional da costa norte. A primeira esta altamente correlacionada ao desgaste do planalto atlântico e suas bacias orientais.
Planície de Afundamento não sei
Planície do Pantanal não sei
Planície de Erosão não sei
Planície Amazônica: são uma formação do relevo brasileiro, localizada na Região Norte do Brasil.
Embora sejam genericamente conhecidas como Planície Amazônica, a verdadeira planície aparece apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a áreas muito altas. Esse compartimento do relevo divide-se em: várzeas, tesos ou terraços fluviais e terra firme.
Comumente está associada à bacia sedimentar da Amazônica ocidental. Aroldo de Azevedo foi o primeiro a classificar como Planície, porém, o geógrafo e professor Aziz Ab'Saber, discordando de seu professor, considerou tal região apenas com o termo genérico de "terras baixas". Além dessas classificações e a do do projeto Radam (reafirmada pelo professor Jurandyr Ross que nomeia essa bacia sedimentar de Planaltos Rebaixados) há a classificação bastante aceita do IBGE, como "depressão periférica", dado então a complexidade de classificar tais relevos, e que, mais tarde, se tornou a usualmente utilizada em mapas e cartas.
Várzeas: Correspondem às áreas mais baixas, constantemente inundadas pelas cheias do rio Amazonas.Tesos ou terraços fluviais: Suas altitudes são sempre inferiores a 30 metros, sendo inundados pelas cheias mais fortes.Terra firme: Atinge altitudes de até 350 metros, estando livre das inundações. Ao contrário das várzeas e dos terraços fluviais, formados predominantemente pelos sedimentos que os rios depositam, a terra firme é constituída basicamente por arenitos.Att: são apenas as planícies do Brasil...