Respostas
O grotesco é a fina arte das esdrúxulas misturas. Como um demiurgo, o produtor do grotesco toma partes de um ser misturando-as com partes de outros seres, obtendo um resultado totalmente anti-natural. Cada parte é associada, por hábito, ao ser de onde foi retirada. Frutas e legumes são objetos naturais, habitantes das feiras públicas onde são comprados para o consumo.
Mas quando alfaces, cenouras e beterrabas são organizados com formato de um rosto humano, como na obra do artista Arcimboldo (1527-93, italiano), então temos um objeto grotesco.
O grotesco é experimentado no sentimento como algo cômico, que muitas vezes causa riso, ou como algo estranho que amedronta e repugna.
Outra técnica de produzir o grotesco é através da ampliação exagerada de partes de um ser. A partir de um corpo humano, por exemplo, amplia-se partes de seus membros, em visível desproporção com o tipo ideal.Um dos mais importantes artistas a trabalhar com a técnica grotesca nas artes plásticas foi Salvador Dali. Inclusive, o uso da grotesqueria era parte integrante da estratégia estética de causar estranhamento por parte do movimento Surrealista.
A atmosfera onírica que os surrealistas pretendiam era, muitas vezes, obtida através do grotesco.