apresente Os quatro pontos principais que demonstram a ruptura maquiavelista com a tradição política
Respostas
respondido por:
17
1. Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus,
Natureza ou razão). Toda Cidade, diz ele em O
príncipe, está originariamente dividida por dois desejos opostos: o desejo
dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido nem
comandado. A Cidade não é uma comunidade homogênea
nascida da vontade divina.
2. Maquiavel não aceita a ideia da boa comunidade política constituída para
o bem comum e a justiça. A finalidade política não é, como diziam os pensadores gregos, romanos e
cristãos, a justiça e o bem comum, mas, como sempre souberam os políticos, a tomada e manutenção do poder.
3. Maquiavel recusa a figura do bom governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas.
4. Maquiavel não aceita a divisão clássica dos três regimes políticos (monarquia, aristocracia, democracia) e suas formas corruptas ou ilegítimas (tirania, oligarquia, demagogia/anarquia), como não aceita que o regime legítimo seja o hereditário e o ilegítimo. O critério de avaliação ou o valor que mede a legitimidade e a ilegitimidade, e a liberdade.
3. Maquiavel recusa a figura do bom governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas.
4. Maquiavel não aceita a divisão clássica dos três regimes políticos (monarquia, aristocracia, democracia) e suas formas corruptas ou ilegítimas (tirania, oligarquia, demagogia/anarquia), como não aceita que o regime legítimo seja o hereditário e o ilegítimo. O critério de avaliação ou o valor que mede a legitimidade e a ilegitimidade, e a liberdade.
respondido por:
30
I. Para Maquiavel não há qualquer fundamento anterior e exterior à política: nem razão, nem Deus ou Natureza.
II. Já que a sociedade é dividida na sua origem, jamais poderá se compor como uma comunidade homogênea, única, lutando por um objetivo como o bem comum. Maquiavel diz que essa imagem falsa de unidade social é uma arma que os poderosos utilizam para ludibriar, oprimir e comandar o povo, como se os interesses dos grandes e dos populares fossem únicos, como se todos fossem irmãos vivendo em harmonia na comunidade.
III. Maquiavel recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas. O que significa que o príncipe deve ser respeitado e temido – o que só é possível se não for odiado. A virtude política do príncipe aparecerá na qualidade das instituições que souber criar e manter e na capacidade que tiver (fortuna ou sorte) para enfrentar as ocasiões adversas.
IV. Maquiavel rejeita a divisão clássica dos regimes políticos, assim como suas formas ilegítimas. Na visão maquiavelista, todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legítimo ou ilegítimo. O critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade é a liberdade.
II. Já que a sociedade é dividida na sua origem, jamais poderá se compor como uma comunidade homogênea, única, lutando por um objetivo como o bem comum. Maquiavel diz que essa imagem falsa de unidade social é uma arma que os poderosos utilizam para ludibriar, oprimir e comandar o povo, como se os interesses dos grandes e dos populares fossem únicos, como se todos fossem irmãos vivendo em harmonia na comunidade.
III. Maquiavel recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas. O que significa que o príncipe deve ser respeitado e temido – o que só é possível se não for odiado. A virtude política do príncipe aparecerá na qualidade das instituições que souber criar e manter e na capacidade que tiver (fortuna ou sorte) para enfrentar as ocasiões adversas.
IV. Maquiavel rejeita a divisão clássica dos regimes políticos, assim como suas formas ilegítimas. Na visão maquiavelista, todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legítimo ou ilegítimo. O critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade é a liberdade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás