Respostas
A infecção pode afetar todo sistema imunológico e dificultar o funcionamento dos órgãos. Em resposta, o organismo provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração.
PUBLICIDADEAs formas mais graves de sepse também podem causar uma disfunção de órgãos ou o chamado choque séptico.
Atualmente a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI). O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo pelo problema - cerca de 55% dos casos, segundo dados do Instituto Latino Americano de Sepse. Estima-se que aproximadamente 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e até 240 mil pessoas morrem anualmente.
PATROCINADO: Tem plano de saúde? Simule agora e economizeFatores de riscoAs condições de saúde mais associadas ao aparecimento de sepse são:
PneumoniaInfecção abdominalInfecção renalInfecção da corrente sanguínea (bacteremia)O risco também é maior se o paciente:
Faz quimioterapiaEstá com o estado de saúde geral comprometido, em geral internado em unidade de terapia intensiva (UTI)Tem feridas ou lesões, como queimadurasEsteja utilizando dispositivos invasivos, tais como cateteres intravenosos ou tubos respiratórios.Alguns grupos de pessoas correm mais riscos de sofrer sepse. São eles:
Bebês prematurosCrianças com menos de 1 anoIdosos com mais de 65 anosPortadores de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, insuficiência renal e diabetesUsuários de álcool e/ou drogasPortadores de doenças que afetam o sistema imunológico, como HIV positivo.MAS ATENÇÃO: Qualquer pessoa pode ter sepse.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;) sintomasSintomas de SepseA sepse normalmente acontece quando uma infecção anterior (como uma infecção urinária) se agrava e espalha pelo corpo. Os principais sinais que devem levar o paciente ao hospital são:
FebreTaquicardiaFrequência cardíaca aumentadaDificuldade para respirar ou frequência respiratória aumentadaPressão arterial baixa (hipotensão)Menor quantidade de urinaAlterações neurológicas, que podem ser desde ansiedade e desorientação até confusão mental e perda de consciência.A infecção generalizada também pode ser agravada, causando a sepse grave ou choque séptico - que acontece quando há disfunção de um ou mais órgãos, acompanhada de uma pressão arterial extremamente baixa, que não volta a normalidade mesmo com a infusão de líquidos (soro).
PATROCINADO: Quanto maior o FPS do protetor solar, maior a proteção? DescubraNÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;) diagnóstico e examesBuscando ajuda médicaNa maioria dos casos a sepse ocorre em quem já está hospitalizado. Pessoas internadas na UTI são especialmente vulneráveis a desenvolver infecções que podem levar à sepse.
Contudo, qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir. As mais comuns são a pneumonia, infecções na barriga e infecções urinárias. Por isso quanto menor o tempo com infecção, menor a chance de surgimento da sepse.
O tratamento rápido das infecções é uma estratégia que deve ser adotada. Se um paciente pegar uma infecção ou desenvolver sinais de sepse após uma cirurgia, hospitalização ou infecção, é necessário procurar assistência médica imediatamente.
Diagnóstico de SepseO primeiro passo para o diagnóstico da sepse é reconhecer os sinais clínicos, como febre, aumento da frequência cardíaca e diminuição da pressão arterial. Depois disso, o diagnóstico geralmente é confirmado com um exame se sangue.
Os exames de sangue que podem ser feitos incluem:
Gasometria arterialExames de função renalContagem de plaquetasContagem de leucócitosDiferencial sanguíneoProdutos de degradação da fibrinaLactatoCulturas de bactérias.Dependendo dos sintomas e medicamentos que o paciente está tomando, podem ser feitos outros exames, como:
Exame de urinaColeta de amostras de infecções e feridasAnálise de secreções respiratóriasRaio-xTomografia computadorizadaUltrassonografiaRessonância magnética.NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;) tratamento e cuidadosTratamento de SepseAlguns medicamentos usados no tratamento de sepse são:
AntibióticosMedicações para elevar a pressão arterialBaixas doses de corticosteroidesInsulina, para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estávelUma cirurgia pode ser feita para remover as fontes de infecção caso existam, tais como abscessos.Quanto mais rápido for o diagnóstico e tratamento, melhores as chances de recuperação para o paciente.
Pessoas com sepse grave e choque séptico requerem uma estreita vigilância e tratamento em uma UTI do hospital e podem ser necessárias medidas de salvamento para estabilizar as funções orgânicas.