Como afirmam Netto e col. (2001) citados por Pereira et al (2007, p. 7) é preciso desconstruir “formas de poder verticalizadas”. Para os autores, esse é um dos grandes objetivos da psicologia comunitária. Para Martins (2007, p. 78) “as atividades comunitárias devem visar à educação e o desenvolvimento da consciência social”, privilegiando relações nos quais não haja dominação de uns sobre os outros. Uma ação de intervenção (seja para prevenção ou tratamento) na comunidade deve envolver sujeitos que se conscientizem que seus problemas são decorrentes de suas condições sociais (consciência social) e que, mais do que uma ação individual, a ação coletiva deverá buscar a resolução dos conflitos, das demandas e das necessidades comuns (LANE, 1981a apud MARTINS, 2007). Todo trabalho de prevenção ou tratamento na comunidade, a partir dos processos grupais, deve considerar a demanda deste coletivo, sua necessidade e elaborar estratégias nas quais seus membros estejam implicados na busca por uma resolução, tornando-os sujeitos protagonistas e grupossujeitos.
Descreva como a Comunicação Não-Violenta ou a Cultura de Paz podem contribuir para transformar indivíduos em sujeitos e grupos em grupos-sujeitos.
Respostas
respondido por:
14
R: Considerando a Comunicação Não-Violenta como um processo contínuo que predomina a empatia, evitando medos, vergonha, acusações ou ameaças, a contribuição deste processo para a transformação de indivíduos em sujeito e em grupos-sujeitos é a formação de comunidades e grupos voltadis a resolução destes problemas, elaborando técnicas e estratégias na aplicação deste processo de Comunicação Não-Violenta em benefício do todo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás