• Matéria: Biologia
  • Autor: alexandremachad2
  • Perguntado 8 anos atrás

texto com no minimo 25 linhas
sobre chuva acida

Respostas

respondido por: gabrielnx93
35
A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.[1]A principal causa daquela acidificação é a presença, na atmosfera terrestre, de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reativo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.[2]Quimicamente, chuva ácida não seria uma expressão adequada, porque para a Química toda chuva é ácida devido à presença do ácido carbônico (H2CO3), mas para a Geografia toda chuva com pH abaixo do N.T (Nível de tolerância pH) igual à aproximadamente 5,5 é considerada ácida. Ela também pode acarretar sérios danos às trutas por exemplo, uma vez que se cair uma chuva ácida num ambiente lacustre de uma truta, abaixo ou acima do N.T, a truta morrerá. Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adopção, pela generalidade dos países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adopção de tecnologias de redução das emissões de azoto reactivo para a atmosfera.

alexandremachad2: obrigado!
gabrielnx93: De nada (:
gabrielnx93: Clicka em Obrigado no Coração vermelho do lado das estrelas por favor, vai me ajudar muito
respondido por: adelmapires2011
8

A chuva ácida ocorre quando alguns óxidos se encontram na atmosfera e quando entram em contato com o vapor de água formam substâncias ácidas (ácido sulfúrico [H2SO4] e ácido nítrico [HNO3]) que precipitam em forma de chuva, mais precisamente de chuva ácida. Estes óxidos são dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de nitrogênio (NO) principalmente e são liberados primordialmente pela queima de combustível dos automóveis e das indústrias, entre outras reações de queima em menor escala.

Um fato interessante é que o fenômeno da chuva ácida pode por vezes não ocorrer no local da poluição que a gerou, sendo difícil de ser rastreada. Por exemplo a usina termoelétrica de Candiota, localizada na cidade de Bagé/RS devido à emissão de gases poluentes provoca a chuva ácida no Uruguai.

O esquema abaixo é excelente para exemplificar o ciclo de formação da chuva ácida:

Formação da Chuva Ácida. Ilustração: EPA.gov [domínio público]
Formação da Chuva Ácida. Ilustração: EPA.gov [domínio público]

Sabemos que existe a escala de acidez ou de pH onde verificamos se uma substância é ácida ou não e que ela varia de 0 a 14. Quando os valores são abaixo de 7 temos substâncias ácidas, quando possuem pH igual a 7 são neutras e acima de 7 são básicas. A chuva geralmente tem pH em torno de 5,5 ou seja, ela é ácida, porém isso não tez nenhum dano ao ser humano. Quando falamos de chuva ácida estamos falando em um pH entre 2 e 5, bastante ácido que pode afetar construções, plantações, a saúde humana entre outros.
No ser humano podem haver complicações também advindas desse fenômeno são: maior incidência de casos de asma e sinusite, conjuntivite, problemas pulmonares e também doenças cardiovasculares. Podem também haver ulcerações de pele ou mucosas (cancro) devido à presença de substâncias ácidas durante a exposição ao sol.

Desde muito tempo esse fenômeno vem afetando inclusive obras de arte, estátuas e construções antigas que ficam expostas às intempéries.

Inclusive um dos efeitos da chuva ácida que foi descoberto e que poucos sabem é o desmatamento da Mata Atlântica, onde esse fenômeno é um dos principais responsáveis. E também de acordo com o WWF (Fundo Mundial para a Natureza) em torno de 35% dos ecossistemas da Europa foram destruídos pela chuva ácida. A cidade de Cubatão, no estado de São Paulo em 1980 foi considerada a cidade mais poluída do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) e hoje recebe o selo de cidade-símbolo de recuperação ambiental pelo mesmo órgão por ter controlado 98% dos poluentes no ar.

Algumas ações vêm sendo executadas por diversos países como Estados Unidos, China, Alemanha, geralmente os que detém a maior quantidade de indústrias, porém talvez isso esteja longe de ser solucionado.

alexandremachad2: obrigado!
Perguntas similares