1)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas. Esse mercado é representado por um conjunto de produtos de investimento oferecidos ao público, tais como ações de empresas negociadas em bolsa e fundos de investimento, entre outros.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) controla e fiscaliza o seguinte produto do mercado de valores mobiliários:
Alternativas:
a)
Fundo de Investimento.
b)
Certificado de Depósito a Prazo.
c)
Título de Capitalização.
d)
Letra de Câmbio.
e)
Título de Emissão do Tesouro Nacional.
2)
O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por cinco órgãos normativos. A estrutura do SFN se divide em: Subsistema de Intermediação e Subsistema Normativo.
Sobre o Subsistema de Intermediação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
É formado pelos seguintes membros: Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional; Comissão de Valores Imobiliários e através das Instituições Especiais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
b)
É formado pelos seguintes membros: Banco Central do Brasil e pelos ministérios e secretarias estaduais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
c)
É formado pelos seguintes membros: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e pelo Central do Brasil que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
d)
Tem a finalidade de viabilizar o atendimento das necessidades financeiras de curto, médio e longo prazo, manifestados pelos agentes econômicos carentes de recursos, aplicando ao mesmo tempo o excedente monetário dos agentes superavitários, com um mínimo de riscos.
e)
É formado por Banco Central do Brasil e pelos ministérios e secretarias estaduais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade, esses membros estão sob a autoridade da CVM.
3)
O Mercado de Capital é dividido de acordo com a natureza das operações e dos papéis que transacionam.
A divisão do mercado de capitais é feita através dos seguintes mercados:
Alternativas:
a)
Mercado à Vista, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado à prazo.
b)
Mercado à Prazo, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
c)
Mercado à Vista, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
d)
Mercado à Prazo e à Vista, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Passado, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
e)
Mercado de Balcão, Mercado Passado, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
4)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica:
Alternativas:
a)
compra e venda de ações no mercado da Bolsa de Valores.
b)
fiscalização das empresas de capital fechado.
c)
captação de recursos no mercado internacional.
d)
manutenção da política monetária.
e)
normatização e controle do mercado de valores mobiliários.
5)
O processo de intermediação financeira pode ser entendido como a captação de recursos junto as unidades econômicas superavitárias por instituições financeiras e o seu subsequente repasse para unidades econômicas deficitárias.
Os atores centrais desse processo são os agentes superavitários e os agentes deficitários. Acerca desses dois agentes, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Os agentes superavitários são os conseguem do governo poupança e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
b)
Os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
c)
Os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na mesma posição, ou seja geram poupança para as suas necessidades.
d)
Os agentes superavitários precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades e os agentes deficitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores).
e)
Os agentes superavitários são os que não conseguem excedentes, ou seja poupar, e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
Respostas
respondido por:
0
1 - A
2 - D
3 - D
4 - E
5 - B
2 - D
3 - D
4 - E
5 - B
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás