• Matéria: Administração
  • Autor: fernandoethiara
  • Perguntado 8 anos atrás

"É numa sociedade democrática e pacífica que são maiores as probabilidades de se assistir ao desenvolvimento de um grande interesse pela argumentação. (...) a argumentação não decorre de uma verdade imposta mas da convicção a estabelecer. Aliás é mais uma questão de consenso do que de certeza. Do mesmo modo, a argumentação não pode exercer-se num sistema ditatorial ou totalitário; de resto, ela só faz plenamente sentido numa sociedade igualitária ou, pelo menos pluralista, em que as decisões são tomadas coletivamente. De igual modo, a argumentação exige a renúncia à força, à violência, ou confronto bélico. É certo que só há argumentação quando há desacordo, mas ela impõe uma resolução do desentendimento por meio da discussão, do debate discursivo, em vez do confronto bélico." ( Philippe Breton, G. Gauthier, História das Teorias da Argumentação, Editorial Bizâncio, Lisboa, 2001, p. 14)

A partir da citação, analise as proposições:

I- A retórica é um instrumento de persuasão muito usado para fins políticos e a democracia considera a possibilidade de convencer os outros a apoiarem suas ideias.

Porque

II- A retórica serve para enganar as pessoas, camuflar ou mesmo esconder a verdade e, é utilizada por pessoas de má fé.

A respeito dessas proposições, assinale a alternativa correta:

A. As asserções I e II são falsas.

B. As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.

C. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.

D. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

E. A asserção I e II são verdadeiras e a II complementa e justifica a I.

Respostas

respondido por: barbie37
1
C. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.

JUSTIFICATIVA DA II: (POIS A I EU NAO SEI)
A retórica pode servir para enganar as pessoas, mas não é a finalidade do conceito. No mundo contemporâneo, a retórica também pode ser nada mais que um "enfeite" para os fatos.

fernandoethiara: Obrigada
Perguntas similares