• Matéria: ENEM
  • Autor: sollon
  • Perguntado 8 anos atrás

Para o caso da moldagem em areia seca, as areias de fundição devem ser misturadas com aditivos orgânicos, para que após a secagem em estufas ou ainda por processos em que a cura ocorre a frio, o molde possa se constituir de características como maior rigidez, melhor forma geométrica e precisão dimensional e também em alguns casos, a possibilidade de produção de volumes maiores de peças fundidas.

Diante do exposto, explique porque é comum dizer que tanto o molde quanto o modelo não são permanentes no processo por cera perdida.

Respostas

respondido por: billlopeschaves
13

Por que no processo por cera perdida que é um método de escultura por moldagem. Em primeiro lugar, cria-se a escultura em cera, muitas vezes cera de abelha. Em seguida, coloca-se a escultura dentro de alguma caixa ou buraco e preenche-se o espaço com concreto ou material semelhante, deixando, contudo, um buraco entre a escultura de cera e o ar. Em seguida, aquece-se essa forma e a cera evapora, deixando apenas o molde da escultura. Por fim, coloca-se metal ou outro material no molde. Quando o o material esfria, quebra-se a fôrma e a escultura está pronta. Portanto o modelo se perde na adição de metal ou outro material quente e o molde e quebrado para retirar a peça depois de resfriado.




Perguntas similares