• Matéria: Química
  • Autor: lepre
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual o fundamento da lei do minimo

Respostas

respondido por: EduardoTiuvi
3

A Lei do Mínimo enfatiza a importância de todos os nutrientes essenciais, em exceção. Cada tábua do barril representa um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. A Lei do Mínimo foi idealizada na segunda metade do século XIX pelo químico alemão Justos Von Liebieg nunca deixou de ser atual.

Neste exemplo, se um solo deficiente em NPK for corrigido pela adubação com esses nutrientes, a deficiência de enxofre (S) passará a ser o próximo fator limitante. Se as deficiências de NPK e S forem corrigidas, a de Zn se tornará próxima limitante, e assim sucessivamente.

Para melhor entendimento da Lei do Mínimo, vamos usar o exemplo de um barril. Cada tábua do barril representa um dos nutrientes das plantas.

A produção das culturas é limitada pelo nutriente menos disponível para as plantas e o bom desenvolvimento das culturas exige um equilíbrio adequado dos nutrientes. Os micronutrientes são tão importantes para a nutrição das plantas quando os macronutrientes primários e secundários, embora as plantas, em geral, não necessitem deles em grandes quantidades. A deficiência de qualquer um deles no solo pode limitar o crescimento das plantas e as produções, mesmo quando todos os outros nutrientes essenciais estão presentes em quantidades adequadas.

Espero que está certo !!
Perguntas similares