Escreva sobre a critica da autoridade etnográfica segundo os autores pós -modernos em antropologia
Respostas
Olá!
Este conceito a partir das concepções modernistas teve vida nos Estados Unidos, onde os estudos etnográficos passaram a observar a evolução histórica da realidade etnográfica.
Para ser mais exato, para os autores que buscaram analisar essa questão a cultura deve ser baseada em métodos etnográficos diferentes do passado, já que a experiência antropológica deve partir da experiência do pesquisador convivendo com o grupo e não apenas os definindo como primitivos por etnia e modo de vida, no caso, um grupo não é "pior" por suas configurações primitivas e nem as sociedades mais complexas são melhores devido aos avanços tecnológicos.
Até mais!
Para os pós-modernos, a produção do texto antropológico envolve sempre uma descrição e uma narração sobre o Outro que, em geral, não dá voz a ele. É o antropólogo que fala por ele. Esse processo é visto como autoritário pelos pós-modernos, pois não permite contestação e é feito nos termos do antropólogo e não nos termos do Outro. Isso resulta no que os pós-modernos chamam de “autoridade etnográfica”.