Assinale a alternativa que não corresponde ao conceito de razão. I - A Filosofia afirma que somos seres racionais e que nossa vontade é racional; por identificar razão e causa e por julgar que a realidade opera de acordo com relações causais, a Filosofia afirma que a realidade é racional. II - Para muitos filósofos, a razão é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, existindo na própria realidade. Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer a realidade (natureza, sociedade, história) porque ela é racional em si mesma. III - A razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional. Na razão objetiva, considera-se que a própria natureza e o mundo obedecem a uma lógica, a uma racionalidade. IV - A razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional. A razão subjetiva não identifica uma racionalidade na natureza, mas que o sujeito do conhecimento, ou seja, aquele que se propõe conhecer usando suas faculdades mentais, que é racional. O homem é racional e usa a razão para discernir um mundo e uma natureza que muitas vezes não são racionais, pelo menos não essencialmente
Respostas
respondido por:
23
I - A Filosofia afirma que somos seres racionais e que nossa vontade é racional; por identificar razão e causa e por julgar que a realidade opera de acordo com relações causais, a Filosofia afirma que a realidade é racional.
Falso. A filosofia não afirma que somos seres totalmente racionais, ao menos não há uma definição homogênea dessa perspectiva.
II - Para muitos filósofos, a razão é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, existindo na própria realidade. Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer a realidade (natureza, sociedade, história) porque ela é racional em si mesma.
Correto. Essa é a perspectiva da razão objetiva.
III - A razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional. Na razão objetiva, considera-se que a própria natureza e o mundo obedecem a uma lógica, a uma racionalidade.
Correto. A razão objetiva entende que a racionalidade existe por si mesma.
IV - A razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional. A razão subjetiva não identifica uma racionalidade na natureza, mas que o sujeito do conhecimento, ou seja, aquele que se propõe conhecer usando suas faculdades mentais, que é racional. O homem é racional e usa a razão para discernir um mundo e uma natureza que muitas vezes não são racionais, pelo menos não essencialmente
Correto. Se opõe, esta perspectiva, a ideia de razão objetiva, por entender que a racionalidade é construída.
Falso. A filosofia não afirma que somos seres totalmente racionais, ao menos não há uma definição homogênea dessa perspectiva.
II - Para muitos filósofos, a razão é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, existindo na própria realidade. Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer a realidade (natureza, sociedade, história) porque ela é racional em si mesma.
Correto. Essa é a perspectiva da razão objetiva.
III - A razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional. Na razão objetiva, considera-se que a própria natureza e o mundo obedecem a uma lógica, a uma racionalidade.
Correto. A razão objetiva entende que a racionalidade existe por si mesma.
IV - A razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional. A razão subjetiva não identifica uma racionalidade na natureza, mas que o sujeito do conhecimento, ou seja, aquele que se propõe conhecer usando suas faculdades mentais, que é racional. O homem é racional e usa a razão para discernir um mundo e uma natureza que muitas vezes não são racionais, pelo menos não essencialmente
Correto. Se opõe, esta perspectiva, a ideia de razão objetiva, por entender que a racionalidade é construída.
bielfreirek:
É A II QUE ESTÁ INCORRETA
respondido por:
25
Resposta:
B) Somente a II.
Explicação:
Somente a II não corresponde pois a razão não é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, existindo na própria realidade. Ela vai alem disso, ela precisa ser explorada, pois não tem como ser a razão em si mesma.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás