• Matéria: Filosofia
  • Autor: gilbertob1
  • Perguntado 8 anos atrás

O conceito de instituição social é um tema amplo. Tem muitos significados e sentidos, representando uma variedade de exemplos concretos ou abstratos como família, governos, igrejas, associações, entidades, grupos sociais e classes sociais. É dentro das instituições sociais, como família, sociedade civil e Estado, que a liberdade se realiza eticamente. Acerca da instituição família, analise as afirmativas a seguir:

I- Os direitos e deveres dos pais e filhos não precisam ser discutidos e revistos, afinal a instituição família permanece a mesma desde a modernidade.
II- As discussões sobre dominação e minorias sociais chama a atenção para reflexões dentro do próprio casal, como novas formas de relacionamento.
III- A libertação da mulher se faz pela troca de papéis, aprisionando a liberdade masculina, garantindo a execução da ética atual.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente a afirmativa II está correta.

Respostas

respondido por: guexmaxine
32
Essas perguntas foram formuladas a partir do texto "VALLS, Álvaro L. M. O que é ética.".
Em interpretação, apenas a alternativa II parece correta, isto porque a instituição familiar mudou e ainda muda bastante desde a modernidade, inclusive com a relação pai-filho. E também a libertação da mulher não significa um aprisionamento do homem, e sim uma forma de busca maior equidade entre ambos. Já a II, nos traz a relação entre minorias sociais e relações de dominação dentro dos relacionamentos, o que é verdade, já que os sujeitos que compõe o relacionamento possuem um conjunto de características sociais. Por exemplo, antigamente, discutiam se era possível um homem livre casar com uma mulher escrava. Atualmente, uma discussão dentro dos relacionamentos é sobre o papel do homem e da mulher, do ponto de vista da crítica feminista, os casais ainda mantém padrões de comportamente que impunham obrigações domésticas e de criação dos filhos para as mulheres. Discussão essa que tende cada vez mais a mudar, principalmente com a busca da emancipação feminina, isto porque, não vivemos mais em uma sociedade em que a mulher deve ficar em casa enquanto o marido trabalha fora (como no Brasil Colônia, por exemplo). Em um casal onde ambos trabalham, não faria sentido apenas um ter o ônus dessas obrigações, mas claro, que tudo isso envolve discussões abertas e racionais entre ambos os polos do casal para definir o que é mais apropriados para cada um desempanhar, pois cada um terá uma circunstãncia distinta. Portanto, alternativa correta é a letra E.

respondido por: guukunen
39

Somente a afirmativa II está correta.

II- As discussões sobre dominação e minorias sociais chama a atenção para reflexões dentro do próprio casal, como novas formas de relacionamento.

Perguntas similares