Um aluno dos primeiros anos de ensino fundamental descreveu a adição de 28 mais 44 realizada por meio de uma conta armada da seguinte maneira oito mais quatro é igual a doze fica dois e vai um. Um mais dois mais quatro e igual a sete então a soma e 72
Respostas
Um aluno dos primeiros anos do Ensino Fundamental descreveu a adição de 28 mais 44 realizada por meio de uma "conta armada" da seguinte maneira: "oito mais quatro é igual a doze, fica dois e vai um. Um mais dois mais quatro é igual a sete, então a soma é 72."
Explique com o máximo de detalhes possíveis, a maneira que o aluno procedeu para realizar essa operação, esclarecendo os termos "fica dois e vai um".
O aluno iniciou a operação pelas unidades. Primeiro adicionou oito unidades com quatro unidades e obteve doze unidades. Em seguida, ele trocou as doze unidades por uma dezena e duas unidades. Assim, obteve duas unidades e registrou uma dezena na coluna das dezenas. Depois adicionou as dezenas: uma que obteve com a troca, mais quatro mais duas que possuía inicialmente, o que resultou em sete dezenas. Desse modo, obteve setenta e dois como soma.
Comentário: É necessário utilizar os termos "unidades" e "dezenas" para explicar o procedimento dessa adição. É imprescindível a explicação da troca de doze unidades por uma dezena e duas unidades, pois esse argumento é o que justifica os termos "fica dois e vai um".