• Matéria: Saúde
  • Autor: karollinesouza7
  • Perguntado 8 anos atrás

Oque é o caso clínico da anemia falciforme?


Laura914526: :“Dor no peito e na barriga há 12 dias

Respostas

respondido por: Aoany
0
A anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões deve-se a forma de "FOICE". Os glóbulos nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor.

O resultado é dano ao tecido circunvizinho e dor. O curso da doença é variável. Há doentes que apresentam problemas com mais freqüência e outros têm problemas esporádicos de saúde.


Laura914526: “Dor no peito e na barriga há 12 dias
Aoany: hm ?
respondido por: jdanp
0
Caso clínico de alguma, de uma forma simples, é um conjunto de informações sobre a pessoa doente: idade, sexo, estilo de vida, sintomas... analisando o caso clínico, um médico pode conseguir deduzir o que está acontecendo com o corpo, pedir exames, ou examinar ali mesmo no consultório, o que já pode ser suficiente em alguns casos, e dar início a algum tratamento com remédios ou sei lá.

Por esse prisma, caso clínico de anemia falciforme seria um conjunto de informações sobre alguém, as quais, analisando-as, o médico poderá identificar a anemia falciforme.


Anemia falciforme. Anemia de qualquer tipo atrapalha o transporte do oxigênio pelo sangue, pelo que me lembro. Isso porque é uma doença específica da hemácea - responsável pelo transporte. O problema com a hemácea no caso falciforme da anemia é que ela foi produzida com uma forma meio "estranha". Ela tem um dismorfismo, acho que podemos classificar assim. Isso atrapalha tudo no transporte de gases e consequente bom funcionamento do corpo inteiro, já que o O2 é necessário para a síntese de energia em ATP pela respiração celular. Sem isso as células do corpo inteiro ficam sem energia.

A deformação das hemáceas é culpa de uma anomalia gênica que ocorre com a troca de apenas uma base nitrogenada no DNA da pessoa, troca que se reflete na trinca de RNA mensageiro formado com base na fita do DNA em questão. No fim do processo de síntese protéica usando tal RNAm, a proteína formada será um pouco diferente do que deveria ser. Isso acontecerá porque a troca da base nitrogenada codificou, no final, um aminoácido diferente do que deveria. A proteína formada, que deveria ser de um jeito, passa a ter uma forma diferente, uma vez que a proteína não tem mais sua estrutura primária normal e consequentemente não tem suas estruturas secundárias e etc normais.

Não me lembro agora, mas acho que a proteína mal formada em questão é a própria hemoglobina e ela tem seu sítio ativo deformado em relação a uma hemoglobina normal na anemia falciforme.

Espero ter ajudado!! xD

Perguntas similares