Respostas
* Obtenção de fundição nodular (Fe-Si-Mg).
* Agente redutor na obtenção de urânio e outros metais a partir de seus sais.
* O hidróxido ( leite de magnésia ), o cloreto, o sulfato ( sal de Epsom ) e o citrato são empregados em medicina.
* O pó de carbonato de magnésio ( MgCO3 ) é utilizado por atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso para eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos.
* Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.
Esse mineral possui várias propriedades físico-químicas importantes, por isso seu uso é bastante difundido na fabricação de telhas, tanques, caixas d’água, em diversos produtos da construção civil e para isolar termicamente máquinas e equipamentos. Mas por ser uma fibra comprovadamente cancerígena, essas aplicações são proibidas em muitos países.
O íons magnésio (Mg2+) desempenham papeis vitais em nosso organismo, destacando-se a regulação dos movimentos através das membranas, constituição de enzimas que liberam energia dos alimentos e participação na construção de proteínas. Nós precisamos de um suprimento diário de 200 mg de magnésio, que pode ser obtido facilmente porque a maioria dos alimentos contém-no. Dentre os alimentos mais ricos em magnésio, destacam-se as amêndoas, castanhas, caju, soja, farelo, chocolate e levedura de cerveja.
O magnésio também é muito importante para as plantas, pois ele está presente na clorofila, sendo responsável pela captação de energia do sol para a realização da fotossíntese..