• Matéria: Português
  • Autor: guilherme1228
  • Perguntado 8 anos atrás

1-o poema apresenta forte musicalidade, característica comum à poesia romântica em geral, mas principalmente à de Casimiro de Abreu. Faça um levantamento rítmico dos versos da 1¤ estrofre e indique a relação que o ritmo do poema mantém com o ritmo da valsa.

2-o escritor José de Alencar, em sua obra senhora, também descreve um baile em que se dança valsa. afirma o escritor: "há uma delícia, uma voluptuosidade pura e inocente nessa embriaguez da velocidade. aos volteios rápidos, a mulher sente nascer - lhe as asas e pensa que voa; rompe - se o casulo da seda, esfralda - se a borboleta".
a)destaque do poema de Casimiro de Abreu um trecho que confirma a sensação de voo provocada pela valsa, nos dizeres de Alencar.

b) na 3¤ estrofe, a virgem deixa cair o véu de seu rosto durante a dança. o que sugere esse fato, considerando - se os diversos significados culturais relacionados ao véu ?

c) que imagem do texto de Alencar confirma a resposta dada à pergunta do item anterior ?

3- isolados os amantes, a sensualidade entre eles aumenta gradativamente. na 10¤ estrofe, o erotismo chega ao seu limite, uma vez que é revelado o desejo da virgem. destaque dessa estrofe a imagem que traduz esse desejo.

4- segundo Roland Barthes, cientistas da linguagem, o erotismo é mais intenso não quando é direto e explícito, mas quando mas quando nasce do jogo de ocultar e desvendar. esse procedimento pode ser constatado no poema em estudo. identifique - o e explique de que modo o poeta constrói esse jogo.b Justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto. urgente

5- de acordo com a concepção amorosa dos poetas da segunda geração romântica, explique a afirmação do eu lírico na 10¤ estrofe: "trememos de medo".

>>>TEXTO: SEGREDOS<<<
>>>CASIMIRO DE ABREU: A POESIA BEM-COMPORTADA<<<

Respostas

respondido por: limajoaopaulo450
59

1-Duas sílabas fracas e uma forte.

2- (A) "Oh! Ontem no baile com ela valsandoSenti as delícias dos anjos do céu!

Na dança ligeira qual silfo voando

Caiu-lhe do rosto seu cândido véu!

(B) Ela perde a pureza.

(C) Rompe-se o casulo da seda,esfralda-se a borboleta.

3- Seu seio nevado de amor se entumece.

4- Não quero,não posso,não devo contar.

5- Os poetas desse período conduziram ao extremo a concepção romântica de exacerbação da sentimentalidade, dessa forma, ao dizer que está ''tremendo'' de medo, usa uma metáfora para demonstrar certo exagero em relação ao que está realmente sentindo.

Perguntas similares