• Matéria: Biologia
  • Autor: elielmajuliana
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao avaliarmos uma lesão de pele produzida por um trauma físico observamos que ao primeiro dia a lesão apresenta-se úmida e sanguinolenta, mas se observarmos em poucos dias, podemos perceber a redução da área afetada e a presença de fibrina ("casquinha"), conferindo um aspecto seco. O que justifica a mudança na lesão é que:

Respostas

respondido por: biamorais
1
  Está ocorrendo o processo de cicatrização da lesão, que apresenta várias etapas, ou seja, segue um processo evolutivo, de acordo com o estado da lesão.

  Inicialmente, como o trauma foi recente, percebe-se sinais de inflamação, como vermelhidão, edema e dor, além da presença de exsudato, que é um líquido rico em proteínas liberado em caso de dano tecidual por onde as células passam para o tecido que sofreu dano. Nessa fase também há a proliferação dos vasos sanguíneos, para aumentar a circulação nessa região.
 
  Já na fase com a "casquinha", já finalizou o processo inflamatório e o processo de cicatrização, de reposição da pele, já está mais avançado. A presença de fibrina ("casquinha") ainda é importante para deter possíveis hemorragias, já que a reparação tecidual ainda não está completa. 

Espero ter ajudado.
Perguntas similares