• Matéria: História
  • Autor: Oinayara1
  • Perguntado 8 anos atrás

quem foi antonio conselheiro e porque o arraial que ele fundou, chamado de canudos terminou em grande tragedia ?

Respostas

respondido por: 3DU4RDO
16
Antônio Vicente Mendes, mais conhecido na história do Brasil como : ´´Antônio Conselheiro ``, que se autodenominava ´´o peregrino``, foi um líder religioso no Brasil.
Em 1893, cansado de tanto peregrinar pelos sertões e então sendo um "fora da lei", Conselheiro decide se fixar à margem Norte do Rio Vaza-Barris, num pequeno arraial chamado Canudos.[4] Nasce ali uma experiência extraordinária: em Belo Monte (como a rebatizou Antônio Conselheiro, apesar de encontrar-se em um vale cercado de colinas), os desabrigados do sertão e as vítimas da seca eram recebidos de braços abertos pelo peregrino, era uma comunidade onde todos tinham acesso à terra e ao trabalho sem sofrer as agruras dos capatazes das fazendas tradicionais. Um "lugar santo", segundo os seus adeptos.

O lugar atraiu milhares de agricultores pobres, índios e escravos recém-libertos, que começaram a construir uma comunidade igualitária inspirada no exemplo dos primeiros cristãos. Por meio do trabalho comunitário, conseguiu-se que ninguém passasse fome. Tratava-se de uma comunidade sem classes, com uma economia autossustentável, baseada na solidariedade. A religião era um instrumento da libertação social[5].

Os grandes fazendeiros e o clero sentem que seu poder está sendo ameaçado, e começam a se articular em busca de uma "solução" ao problema.

Perguntas similares