Leia o fragmento do texto O Príncipe e respondam a questões:
“Deveis saber, então, que existem dois modos de combater: um com as leis, o outro com a força. O primeiro é próprio do homem, o segundo, dos animais; mas, como o primeiro modo muitas vezes não é suficiente, convém recorrer ao segundo. Portanto, a um príncipe torna-se necessário saber bem empregar o animal e o homem. (...) Isso não quer dizer outra coisa, o ter por preceptor um ser meio animal e meio homem, senão que um príncipe precisa saber usar uma e outra dessas naturezas: uma sem a outra não é durável. Necessitando um príncipe, pois, saber bem empregar o animal, deve deste tomar como modelos a raposa e o leão, eis que este não se defende dos laços e aquela não tem defesa contra os lobos. É preciso, portanto, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos.”
a) No contexto democrático atual o conselho de Maquiavel perde sua validade? Exemplifique.
Respostas
respondido por:
20
intensao de maquiavel era ensinar os principes a como governar sua hieraquia mesmo sendo mal o bem importancia e carater (voce so faz bem quando e necessario) esses dois tipos poderia ser virtu e fortuna que o governante so pode saber fazer qualquer tipo de situacao para manter no poder se vc faz essa virtu vc poderar se dar bem na fortuna
respondido por:
21
Resposta:
Nesta citação Maquiavel aconselha o príncipe a possuir a astúcia da raposa para fugir das armadilhas e a força do leão para reagir aos ataques.
No contexto democrático atual, a advertência de Maquiavel não perde sua validade, pois o jogo político, sejam as relações no interior de um governo, ou de um partido, é sobretudo um jogo de astúcia, enquanto que o jogo político eleitoral pode ser compreendido com um jogo de força. Numa possível associação do texto de Maquiavel a atualidade pode-se afirmar que um presidente da república quando veta um projeto de lei usa sua força (política), no entanto, quando negocia com seus colegas usa da astúcia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás