• Matéria: História
  • Autor: kaahtubet
  • Perguntado 8 anos atrás

explique a importância do Rio nilo para o desenvolvimento da civilização egípcia

Respostas

respondido por: CastroDeMoraes
19
O Nilo é um rio africano formado pela confluência de dois outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad) e o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak). O Nilo Branco é formado principalmente do degelo do Monte Heha, que se torna um curso de água no Burundi com nome de Kagera e desagua no lago Vitória, de onde nasce o Nilo Branco. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão. O Nilo desagua no mar Mediterrâneo, no Egito, e sua bacia hidrográfica abrange 3 milhões de km²,. Foi revelado em uma pesquisa recente que o Nilo é o segundo maior rio do mundo em extensão com 6695 km, perdendo apenas para o Rio Amazonas, no Brasil, que tem 6868 km. 

O Nilo, desde tempos imemoriais, é a base de tudo para as populações ribeirinhas a ele. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e do plantio do Egito. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordam o leito normal, cerca de 20 km, e inundam as margens, depositando aí uma camada riquíssima de húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios. Tão logo o período de enchente passa, aproveitam ao máximo o solo fértil para o cultivo. Atualmente, o Nilo garante a sobrevivência de um décimo da população africana.

kaahtubet: menor por favor
CastroDeMoraes: Vc pode resumir
kaahtubet: Não
respondido por: fabianaronaldop0i4vh
21

Resposta:

O Egito antigo se situava numa região árida e quente, próximo ao Deserto do Saara, e que não oferecia condições favoráveis para a prosperidade humana. A presença do Rio Nilo possibilitou isso e ainda tornou numa das regiões mais ricas do mundo até os dias de hoje.

Não é a toa que Heródoto, considerado o pai da história, criou a frase que melhor sintetiza a importância desse rio: “o Egito é uma dádiva do Nilo”.

Explicação:

Perguntas similares