• Matéria: História
  • Autor: 07Vanessa
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual é a avaliação que o historiador Bóris Fausto faz sobre o processo de independência brasileira? Para ele, o senso comum é o suficiente para compreendê-la?

GENTE ME AJUDEM,POR FAVOR

URGENTEEE

Respostas

respondido por: Mateusmartinsribeiro
16
De acordo com Boris Fausto (1999, p. 484) e sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, “O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo, mas minoritário na sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia-a-dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964”. Sobre esse avanço e sobre o Governo Médici, Houve maior facilidade de crédito e, em 1970, a porcentagem de residências urbanas que possuía televisão chegava a 40%. Ainda neste período e com o apoio do governo, a Rede Globo sofreu uma grande expansão, tornou-se uma rede nacional e, também, porta-voz do governo militar.
respondido por: UmAlunoDo8ano
5

Resposta:" a independencia sob a forma de união em torno do rio de janeiro resultou de uma luta e não de um consenso geral "

não, pois o texto sobre a consolidação da independencia mostra o contrario

Perguntas similares