Respostas
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Inicialmente, Durkheim nos apresenta o fato social como uma ação que indivíduo promove, podendo ser levada por:
Influências sociais;
Influências culturais;
Influências religiosas.
Além disso, é importante ressaltar que o Sociólogo já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção.
Por fim, mas não menos importante, Weber, nos mostra que a ação social é quando alguém toma uma ação por vontade própria, ou por interesses coletivos ou individualistas.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
Em suma, o conceito de fato social na concepção de Émile Durkheim abrange atitudes tomadas por indivíduos que, juntos, agem em concomitância com o coletivo e estabelecem assim um costume, um hábito, uma atitude tomada sem que se pondere muito quanto a ela.
Exemplos: tomar banho diariamente, não trabalhar em datas comemorativas religiosas, estabelecer um horário de repouso rápido após o almoço (siesta espanhola).
Já a ação social na concepção de Max Weber conceitua-se como uma atitude tomada por um indivíduo em dependência da reação de um segundo sujeito em relação à ação cometida.
Exemplos: submeter um currículo a um processo seletivo na intenção de que alguém o avalie, enviar um e-mail a alguém na intenção de que ele seja lido, fazer um pedido a alguém esperando que ele seja atendido.
Leia mais sobre AÇÃO e FATO SOCIAL:
https://brainly.com.br/tarefa/12810125
https://brainly.com.br/tarefa/18098258
https://brainly.com.br/tarefa/136698
Espero ter ajudado, um abraço! :)