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Conforme o enigmático autor René Guénon (1886-1951), crítico
acérrimo do Ocidente moderno, pode-se perfeitamente falar de uma mentalidade oriental
oposta em seu conjunto à mentalidade ocidental mas não se pode falar de uma
civilização oriental como se fala de uma civilização ocidenta e já que há
várias civilizações orientais nitidamente distintas (1). Teríamos, assim, uma
civilização ocidental e várias orientais. Por outro lado, a unidade cultural (2) da
civilização ocidental moderna só repousaria num conjunto de tendências que constituem
uma certa conformidade mental, uma simples unidade de fato, sem princípio, desde que o
Ocidente rompeu com a Cristandade, seu princípio constitutivo até a Idade Média.
Enquanto que as civilizações orientais, por mais diversas que sejam, cada uma repousando
sobre um princípio de unidade diferente, trazem todas certos traços culturais comuns,
principalmente quanto aos modos de pensar, o que permite dizer que existe, de um modo
geral, uma mentalidade especificamente oriental (3)
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12
Oriente e Ocidente que remonta à Pré-história, quando da separação dos povos, línguas e religiões - fenômeno unitário - é necessário demarcá-los para ter clareza quanto a sua abrangência. Não podemos estudar o Oriente, sem saber o que o distingue do Ocidente e sem considerar a existência dos vários Orientes.
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