Preciso de 10 perguntas e respostas sobre a vinda da família real para o Brasil em 1808 obgda
Respostas
R=Era obrigar as outras nações a fecharem os portos à Inglaterra, que sendo uma ilha ficaria isolada e muito enfraquecida sem poder comerciar.
2-Por que a familia real veio para o Brasil?
R=Porque o exército de Napolão invadiu Portugal obrigando-a à vir para cá
3-Quantas pessoas viajaram junto à família real?
R=Quinze mil homens, mulheres e crianças
4-Que tipos de navios constituía a armada que trouxe a corte real para o Brasil?
R= Naus, brigues, fragatas, escunas, bergantins e corvetas
5-Como foi a viagem?
R=A viagem não foi propriamente um passeio agradável. Como os preparativos tinham sido feitos à pressa e o embarque feito à última hora, faltavam mantimentos e muitos passageiros não encontraram os seus caixotes a bordo. Na melhor das hipóteses, talvez seguissem noutro navio, na pior, talvez tivessem ficado esquecidos no cais onde não tardariam a ser pilhados. Além da perda, havia o transtorno, por exemplo não podiam mudar de roupa.
6-Qual era o destino das armadas?
R=Rio de Janeiro
7-E como foi a chegada no Rio de Janeiro?
R=A armada reunira-se de novo e ancorara em frente ao Pão de Açúcar. Impossível descrever a euforia a bordo e em terra. Toda a gente ansiava pelo momento em que os canhões dariam sinal de desembarque. E isso aconteceu pelas quatro horas da tarde do dia 4 de Março de 1808. Ao primeiro "Boum", D. João desceu para um bergantim seguido da mulher e dos filhos.
Enquanto os remadores faziam avançar a embarcação para o cais, os canhões atroaram os ares com salvas de boas vindas, repicaram em simultâneo os sinos de todas as igrejas, estalaram foguetes, bandas de música puseram-se a tocar, as pessoas davam vivas no maior entusiasmo. Guardas de honra formavam alas desde o cais à Igreja do Rosário onde estava tudo preparado para uma cerimónia religiosa destinada a dar graças a Deus pelo sucesso da viagem.
8-Que acontecimentos ocorreram durante a hospedagem da família real no Brasil?
R=Óperas,o casamento da princesa Maria Teresa com seu primo Pedro Carlos,o Brasil elevado à categoria de reino,a coroação de D. João VI,o casamento do príncipe herdeiro,chegada de cientistas austríacos no Brasil e guerras de norte ao sul
9-Como foi o regresso à Portugal?
R=Em Portugal as lutas com os franceses terminaram no ano 1811. Mas a Corte não regressou imediatamente porque não havia garantias de total segurança, porque a deslocação massiva de tanta gente não era fácil e talvez também porque a família real se sentia feliz no Rio de Janeiro. Em 1815 o Brasil deixou de ser uma colónia, foi elevado por D. João VI à categoria de reino, reino unido ao de Portugal.
E o tempo foi correndo, sem se falar em regresso. Mas entretanto a Europa agitava-se e havia revoluções destinadas a alterar a forma de governo. Até então os reis tinham todos os poderes, eram reis absolutos. Nesta época, sopravam outras ideias e surgiram partidos que queriam dividir o poder - os Partidos Liberais. Estes defendiam que o rei devia ter unicamente o poder de governar. Julgar os crimes, competia exclusivamente aos juízes. Fazer leis, seria tarefa para deputados eleitos pelo povo
10-Explique como foi a declaração da Independência do Brasil
R=Quando chegou a Lisboa, D. João VI foi obrigado a jurar que aceitava governar de acordo com as ideias liberais e cumpriu como pode. Mas no ano 1821 o Partido Liberal exigiu que o príncipe D. Pedro também regressasse e que o Brasil voltasse a ser considerado uma colónia portuguesa.
Acontece que no Brasil ninguém aceitou nem uma coisa, nem outra. A população já se desligara da Europa e até os portugueses que viviam no Brasil sentiam que faziam parte de outra realidade, sentiam-se brasileiros. D. Pedro compreendia a situação. Além disso crescera, fizera-se homem, tinha casado e tido filhos em terras brasileiras. Decerto partilhava o sentir geral e sabia que chegara a hora da separação.
No dia 7 de Setembro do ano 1822, quando se encontrava em viagem perto das margens do Rio Ipiranga, recebeu uma mensagem com ordem para regressar a Portugal. Nesse momento tomou a grande decisão. O povo pedira-lhe que ficasse, queriam coroá-lo como imperador e ele decidiu aceitar. Rasgou a mensagem e gritou :
"É tempo! Independência ou morte!"
Estava declarada a independência do Brasil, acto que ficou conhecido por "Grito do Ipiranga".
São 10 perguntas e respostas sobre a vinda da Família Real para o Brasil:
1)Qual foi o principal motivo para a vinda da Família Real para o Brasil?
A vinda da Família Real para o Brasil foi motivada pela ameaça de invasão pelas tropas de Napoleão Bonaparte ao território de Portugal.
2)Por que Napoleão desejava invadir Portugal?
Napoleão desejava invadir Portugal porque ele havia estabelecido o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra, rival dos franceses.
Portugal por ter grandes laços comerciais com a Inglaterra, não obedeceu às determinações de Napoleão, que enviou tropas para invadir o território.
3)Como ocorreu a vinda da Família Real e sua corte para o Brasil?
A vinda da Família Real para o Brasil, ocorreu a partir de um acordo entre Inglaterra e Portugal, com a marinha inglesa escoltando os portugueses até a chegada no Brasil, após dois meses de viagem, em 1808.
4)Qual foi a grande medida adotada por D. João ao chegar ao Brasil?
A grande medida adotada por D. João ao chegar no Brasil foi decretar a “Abertura dos Portos as Nações Amigas”.
5)Em que essa medida resultava?
A partir da abertura dos portos, o Brasil poderia comercializar com outras nações, além de Portugal.
6)Qual foi a importância dessa medida para o Brasil?
A importância dessa medida, é que a partir desse momento, o Pacto Colonial estava praticamente rompido, dando maior liberdade comercial para o país.
7)Qual foram a importante medida adotada por D. João em 1810?
A importante medida adotada por D. João em 1810, foi a assinatura dos Tratados de 1810, medidas que beneficiavam o comércio com a Inglaterra, permitindo que os produtos manufaturados ingleses chegassem ao Brasil com tarifas muito menores em relação a outros países.
8)Cite algumas da instituições fundadas por D. João a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro.
As principais instituições criadas por D. João foram o Banco do Brasil, a criação do Jardim Botânico, do Museu Nacional, a Academia Militar, a Escola de Medicina e a Biblioteca Real (atual biblioteca Nacional).
9)Após a chegada da Família Real ao Brasil qual passou a ser a posição do país em relação a Portugal?
Após a chegada da Família Real ao Brasil, o país passou a ser a sede do governo português com a administração de todo o reino português sendo feita a partir do Brasil.
10)Qual foi a importância da elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves?
A importância dessa medida adotada por D. João foi a de que em termos práticos, o país deixava de ser colônia de Portugal e passava a ter autonomia administrativa.
A vinda da Família Real para o Brasil
A vinda da Família Real para o Brasil aconteceu no ano de 1808, após a ameaça de invasão das tropas napoleônicas a Portugal.
As medidas administrativas adotadas pelo príncipe regente de Portugal quando chegou ao Brasil contribuíram para o processo de independência do país que só ocorreria no ano de 1822 através de Pedro I, filho de D. João que ficou no Brasil após a sua partida.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a vinda da Família Real para o Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/37726964
#SPJ3