• Matéria: História
  • Autor: gean57
  • Perguntado 8 anos atrás

relatório Da segunda guerra mundial com Introdução Desenvolvimento e conclusão

Respostas

respondido por: JennySol
36

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda elementos sobre a Segunda Guerra Mundial, dos quais foram marcantes para entendermos o desenvolvimento, seja político, econômico e social. Justificando os períodos antepostos a guerra e posposto a guerra, levando em consideração ao cenário mundial e brasileiro, paralelamente.

Muitos pesquisadores acreditam que a segunda guerra é uma continuidade da primeira, onde os alemães revoltados pela perda de poderes e territórios, entram na segunda guerra com uma esperança de reconquistar o que lhe foram tomados.

A segunda guerra foi o maior conflito bélico já existente nesse mundo, cerca de 70 milhões de pessoas morreram diretamente ou indiretamente nesse conflito, se enquadrando em um derramamento de sangue nunca visto antes. As consequências são sentidas por várias nações e em vários cenários como: econômico,político e social.

2-Situação das relações de produção e comercialização antes da grande guerra

O período, que antecede ao grande conflito, mostra que as economias mundiais se recuperavam da Primeira Guerra Mundial. Entre 1918 a 1939 a economia mundial sofreu um grande impacto gerado pela crise dos Estados Unidos, chamada Cash da bolsa de Nova York. A crise de vinte e nove levou grande parte dos países capitalistas a se policiarem de forma preventiva, almejando salvar os mercados internos das importações estrangeiras. A produção mundial nesse período reduz-se em quarenta por cento.

O desemprego difundiu-se pelos principais países industrializados. Todos os continentes de alguma forma foram atingidos, pelo fato da economia estar internacionalizada.

A America Latina teve uma redução drástica de quarenta por cento em suas importações e dezessete por cento em suas exportações.

3-A reestruturação econômica após a Segunda Guerra Mundial

Logo após a Segunda Guerra Mundial, países antes economicamente estáveis e bem estruturados, estavam devastados e com suas economias arruinadas, exceto os Estados Unidos Da América, financiador primordial da guerra. No final da Segunda Guerra, grande partes do ouro produzido no mundo estavam em fronteiras americanas, por causa de dívidas feitas com os americanos.

Em 1944 quase ao término da guerra, acontece a conferência de Bretton Woods, onde o dólar se torna a moeda padrão da economia, criando-se entidades como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, membros encarregados de organizar as finanças e a economia em torno do mundo.

4-Desenvolvimento econômico brasileiro entre 1930 a 1945.

Após a grande depressão o cash da bolsa de Nova York, o Brasil se via obrigado a reformas políticas principalmente ligadas ao café. Com a crise espalhada mundialmente, o país perde em grande escala compradores de sua especiaria o café.

Em uma visão econômica, os anos 30 são marcados pela grande produção cafeeira que o Brasil conseguia produzir, chegando a ser uma escala muito maior do que os países mundiais podiam absorver. Com isso ocorre uma ação política para regularização do processo. Os governos compravam cafés dos agricultores e queimavam, assim equilibrando o preço do produto.

Como meio de socorrer a economia brasileira, a matéria prima que teve grande expansão de produção foi o algodão, tendo como o principal comprador a Alemanha, para a produção tecidos europeus.

1937, o governo Vargas, cria um suposto plano comunista para tomar o poder. Com isso Vargas implanta uma ditadura no país, chamada de estado novo, nesse período surge à nova moeda o cruzeiro e também concede os principais direitos trabalhistas como: salário mínimo, carteira de trabalho, estabilidade no emprego após dez anos no serviço entre outros.

1939 eclodem a guerra na Europa, iniciando a segunda guerra mundial. No primeiro momento Vargas, mantém uma neutralidade quanto ao seu posicionamento, até navios alemães afundarem navios brasileiros. A partir daí o Brasil entra na guerra ao lado dos aliados, enviando tropas à Itália.

A Segunda Guerra Mundial determinou o aumento das exportações e favoreceu a cooperação estratégica do Brasil. Nesse mesmo ano o presidente cria-se o Conselho Nacional De Petróleo, fazendo com que ele se torne recurso da União.

1945, o fim da segunda guerra chega ao final. A nação Brasileira exige eleições livres e liberdade de expressão, nesse mesmo ano Vargas é deposto da presidência do Brasil.

5-Conclusão

A Segunda Guerra Mundial marcou toda a humanidade quanto ao derramamento de sangue que ela causou, sendo a maioria de civis. As consequências econômicas foram alarmantes, vários países que dependiam das superpotências, tiveram uma recessão nesse período.

As cidades que participaram da guerra estavam em ruínas, grande parte delas todas destruídas. Sem alimentos, polos industriais e com uma economia defasada pelo conflito.

Em suma, a guerra devastou muitas nações, mostrando a dimensão que pode chegar os interesses políticos,territoriais e econômicos de diferentes países.

respondido por: helenbatistamaues
0

O documento intitulado "Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991", foi escrito no Rio de Janeiro pelo Banco Central e publicado pela Fundação Getúlio Vargas, em 1991. A importância e seu principal contexto foram diversas propostas para o desenvolvimento econômico mundial.

Ainda, segundo o Banco Mundial, ao afirmar que uma das questões relacionadas ao desenvolvimento é a interação dos governos e mercados, isso é visto no texto como algo positivo. Pois, é um meio de organizar a produção de bens de forma eficiente, graças aos mercados competitivos.

No relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991, é possível ver trechos de recomendações relacionadas as políticas econômicas neoliberais, ou seja, quando deve haver liberdade no comércio sem a intromissão do Estado. Somente assim, segundo o texto, pode-se garantir o crescimento econômico eficaz.

Um trecho sobre o assunto é "A competitividade interna e externa proporcionam os incentivos que desencadeiam espirito empresarial e o progresso tecnológico". Contudo, no final do texto, o Banco Central deixa claro que tanto o Estado quanto o mercado tem papéis a cumprir, e, hoje, existe um consenso favorável ao mercado.

Dentre as recomendações realizadas pelo Banco Mundial e estão sendo implantadas no Brasil, podemos citar as Políticas Educacionais voltadas a inclusão e ao combate a desigualdade. Ainda segundo o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991, os governos devem investir em educação e infraestrutura para a população, principalmente as mais pobres.

Entenda mais sobre o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991 em: https://brainly.com.br/tarefa/9692953

Anexos:
Perguntas similares