o mapa a seguir mostra que a tundra e a taiga são paisagens vegetais que se desenvolvem em zonas de alta latitude nas proximidades do círculo polar Ártico.
descreva essas duas paisagens vegetais e o tipo de exploração econômica nelas realizado
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) A tundra é uma formação vegetal constituída por liquens, musgos e espécies herbáceas que ocorrem em regiões subpolares durante os poucos meses de degelo. A taiga ou floresta boreal de coníferas é uma formação típica de regiões de climas temperados frios, com poucas espécies adaptadas à rigorosidade do clima. As árvores possuem folhas em forma de agulha, conhecidas como aciculifoliadas. Economicamente, a tundra serve ao pastoreio transumante de renas e caribus, e a taiga, para a extração de madeira e celulose.
b) A tundra, por localizar-se em regiões de escassa ocupação humana e por ter caráter cíclico (desaparece durante o inverno e retorna no verão), sofre pequeno risco de degradação. Eventualmente, podem ocorrer os seguintes problemas ambientais: poluição em áreas próximas à exploração de petróleo e gás natural (como no Alasca e na Sibéria, por exemplo); contaminação radioativa, como a que foi provocada pelo acidente de Chernobyl (Rússia); chuvas ácidas provocadas pela poluição atmosférica trazida pelos ventos. Já a taiga, por ser uma floresta, é afetada pelo desmatamento, para a extração da madeira; e também pela degradação por chuvas ácidas, quando localizadas em áreas próximas a grandes regiões industriais (como Rússia, Países Nórdicos e Canadá).