• Matéria: História
  • Autor: mateusgomes4
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o processo de formação do imperio persa,desde suas origens como reino

Respostas

respondido por: namjoonerza
4

Por muito tempo os persas habitaram a atual região atual do Irã e compartilharam com os povos medos sua cultura e língua. A maioria deles veio da região da Ásia , com o objetivo de achar uma terra boa para desenvolver a agricultura e pastoreio.

Mas, a partir do século VIII a.C., os medos começaram a cobrar altos impostos dos persas, pois contavam com uma boa estrutura política e um exército.

No ano de 558 a.C., Ciro, o Grande organizou uma resistência contra os medos e decidiu dominar toda a Mesopotâmia. Apesar de sua ambição ele não obrigava os inimigos dominados a seguirem os costumes persas. Ciro conquistou toda a região do Egito e da Grécia, dominando também os povos que habitavam a região da Mesopotâmia central. O Império Persa, como ficou conhecido o domínio iniciado por Ciro, abrangia toda a Ásia Menor e parte do Oriente Médio.

Após a morte dele, Cambisés e Dário I continuaram expandindo o domínio persa e dividiram o território em 20 províncias, denominadas Satrapias. Com um rígido controle da população dominada, os imperadores nomearam funcionários chamados de “Olhos e Ouvidos do Rei”, com o objetivo de vigiar e punir os "descrentes".

Mesmo tendo amplo domínio do território mesopotâmico, os persas queriam conquistar a Grécia inteira. Dário I tentou uma investida contra os gregos, mas foi derrotado em Atenas. Depois disso muitas guerras pequenas se iniciaram, e o Império foi declinando.

Depois de Dário I, Xerxes I e seu filho Artaxerxes tentaram conquistar novamente a Grécia, mas foram impedidos. Em 332 a.C. Alexandre, o Grande, imperador da Macedônia, aproveitou a fraqueza dos persas e batalhou contra eles para dominar todo o território conquistado por eles, terminando completamente com o Império Persa.

Era isso? Espero ter ajudado :)
Fonte: Meu caderno

Perguntas similares