Respostas
As crises – sociais, políticas e econômicas – estavam presentes em uma Europa já em descrédito, que aos poucos via o número de conflitos sociais crescerem. Desta forma, vários foram os movimentos de esquerda que surgiram neste cenário, onde os sindicatos exerceram importante papel.
A Europa estava arrasada ao fim da Primeira Guerra Mundial. Os combates entre as potências destruíram grande parte delas, prejudicando-as econômica, social e politicamente. Nesse sentido, a economia foi profundamente afetada tanto pelo direcionamento da atividade econômica a fins militares quanto pela perda de grande parte da mãos de obra ativa, pois os homens em idade de trabalho foram mandados como soldados aos campos de batalha e lá pereceram ou voltaram com profundas marcas, mutilações e problemas psicológicos.
Por consequência, a política também sofreu com essa situação. Sucessivos governos de vários Estados europeus tiveram sérias dificuldades em reerguer seus países e dar a seus povos o mínimo que eles esperavam. E isso gerou, em vários lugares, um sentimento de inconformismo com a política e com o governo. Cada país tinha sua razão, mas a insatisfação política era geral.
Mais ou menos isso!