Em entrevista ao Instituto Sociedade, População e Natureza, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha respondeu à seguinte questão: De acordo com sua experiência, você considera que o conhecimento tradicional deixou de ser apenas uma fonte de dados de interesse da ciência para se tornar um saber válido em si ou ainda há uma distância muito grande que o separa do conhecimento dito “científico”? Manuela Carneiro: O conhecimento tradicional é válido em si, tem regimes diferentes do conhecimento hegemônico, “científico” (que aliás só unificou seus protocolos há cerca de 300 anos) e que essa diferença deve ser mantida. Ou seja, que é preciso manter em paralelo formas diferentes de produzir conhecimentos, não querer fundi-las uma na outra. Mas os resultados de todas são importantes e devem ser aproveitados. Um grande problema é a arrogância da “ciência” que tende a ignorar outras formas de conhecimento. A fala da antropóloga revela uma postura específica em relação aos saberes. Assinale a alternativa abaixo que melhor explica a resposta da antropóloga em relação aos saberes: Os resultados dos conhecimentos tradicionais não podem ser aprovitados por quem vive fora do âmbito de produção desse conhecimento. Embora ambas as formas de conhecimento sejam válidas, ciência e conhecimentos tradicionais devem manter suas especificidades, sem se fundirem. Mas é necessário que a ciência não ignore os resultados dos conhecimentos tradicionais. Os conhecimentos tradicionais servem para manter as tradições dos grupos, mas não para serem concebidos como conhecimentos em si. A ciência é uma forma superior de conhecimento em relação aos saberes tradicionais. O conhecimento tradicional é válido, porém, o conhecimento científico é o único capaz de produzir uma leitura plausível da realidade. É necessário produzir uma nova forma de conhecimento que seja o resultado da fusão dos conhecimentos tradicionais com a ciência. Esta seria a única forma de conhecimento possível.
Respostas
respondido por:
4
Sim, acredito que nem sempre, só o científica, mas sim o conjunto dos dois, se completam, pois um não tem razão sem o outro.
respondido por:
3
Resposta: (e) Embora ambas as formas de conhecimento sejam válidas, ciência e conhecimentos tradicionais devem manter suas especificidades, sem se fundirem. Mas é necessário que a ciência não ignore os resultados dos conhecimentos tradicionais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás