PORQUE OS AMINOÁCIDOS QUE COMPÕE UM PEPTÍDEO OU PROTEÍNA SÃO CHAMADOS DE RESÍDUOS DE AMINOÁCIDOS?
Respostas
H2N – CH2 – CO – NH – CH(CH3) – CO – NH – CH2 – COOH, s características básicas de uma ligação peptídica (entre dois aminoácidos), resumidamente, são:
“Origina cadeia (poli)peptídica formada por resíduos de AAs;Origina extremidades N-terminal e C-terminal;Para que ocorra requer uma complexa maquinaria celular (ribossomos, RNAm, RNAt, enzimas e prots, energia);A hidrólise é feita por proteases, ácidos e bases fortes, t°↑;Ressonância: apesar de ser representada por 1 único traço, possui características intermediárias entre ligação simples e dupla;Átomos que participam da ligação peptídica (H -N -C -O) formam 1 plano rígido;A rotação só é possível em torno do Cα”1.No momento em que se tem muitos aa ligados entre si (o número difere dependendo da fonte adotada, mas gira em torno de 100), deixamos de classificar a molécula formada de peptídeo para então a classificarmos como uma proteína.
Proteínas são polímeros biológicos com elevadas massas molares formadas por unidades fundamentais (monômeros) denominadas aminoácidos. As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural, pois estão presente em todas as partes da célula. São também fundamentais no funcionamento do organismo, uma vez que o controle das reações químicas depende das enzimas, que são moléculas de proteínas. “São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida”². ,Bom Boa Sorte