De acordo com a corrente filosófica existencialista de Jean Paulo Sartre, o universo nos oferece infinitas possibilidades de escolhas. Somos livres para escolhermos e projetarmos nossas próprias vidas. Livres para criar, fazer, existir, escolher, ir, vir, existir, etc. No entanto, a liberdade deve ser exercida ao lado do outro. Essa liberdade é tão grande que eu estou “preso na liberdade”. O existencialismo vê na liberdade a grande chave para a compreensão do que é humano. O que nos pertence é apenas a nossa vida e a liberdade. O importante é prolongar o máximo nossa vida com ética, responsabilidade, liberdade e dignidade, sempre aparelhada com a liberdade do outro.
De acordo com a corrente filosófica existencialista é correto afirmar que:
I – A ênfase do existencialismo é em relação a responsabilidade do homem sobre o seu destino e sobre o seu livre-arbítrio. São nas escolhas que o homem constrói seu próprio ser.
II - A liberdade, na filosofia existencialista, é saber escolher algumas das infinitas possibilidades que o mundo nos oferece. A liberdade humana é a característica básica desta corrente filosófica
III - É na ação que se dá a liberdade. Estou livre para escolher e projetar a minha vida. Essa liberdade é tão grande que eu estou “preso na liberdade”
IV – A filosofia existencialista não deixa de ser uma negação da própria identidade humana e de restrição da liberdade
V – Para Sartre, cada ser humano tem seus princípios, suas concepções de liberdade. Esta liberdade deve ser respeitada independentemente se tais comportamentos lesam ou ferem a liberdade do outro
a.
As alternativas I; III e IV estão corretas
b.
As alternativas I; II e III estão corretas
c.
As alternativas I; II e IV estão corretas
d.
As alternativas I; IV e V estão corretas
e.
As alternativas II; IV e V estão corretas
Respostas
respondido por:
0
b.
As alternativas I; II e III estão corretas
As alternativas I; II e III estão corretas
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás