O equilíbrio em um mercado competitivo se dá quando as curvas de demanda e de oferta se interceptam, e é nesse ponto que o preço e a quantidade que de fato são negociados no mercado são formados. O governo pode afetar o preço de equilíbrio de diversas formas. Neste caso, vamos supor que o governo deseja beneficiar o produtor para garantir, por exemplo, uma renda mínima a ele. Com base na situação apresentada no enunciado, leia as afirmativas a seguir: I. O governo está praticando a política de fixação de preços mínimos. II. É uma política comum no setor de produtos primários. III. A política de salário mínimo é um exemplo. IV. O preço do produto é mais baixo do que o ponto de equilíbrio.

Respostas

respondido por: claudiomaxmoren
1
Respondi - que todas estão corretas I, II, III, IV, embora teria um pouco de duvida na ultima.....pg 66,67 do livro - (FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS), releiam e confirmem, por favor....
respondido por: alessandramach
0

As alternativas corretas são a I, a II, e a III.

As oscilações entre a oferta e a demanda são  fenômenos característicos do mercado e fazem parte do equilíbrio competitivo das empresas.

Normalmente, produtos que apresentam um maior valor de mercado e possuem uma alta demanda estimulam o produtor a ofertá-los em maior quantidade, uma vez em que obterá com isso uma maior vantagem econômica.

O oposto também acontece; produtos que possuem um preço muito baixo e não são bens de conveniência não são estimulantes para o produtor, que acaba reduzindo a sua oferta.

O governo pode interferir nesse contexto por meio da política de fixação de preços mínimos, comum no setor de primários (produtos agropecuários), além da própria estipulação do salário mínimo.

Contudo, o preço do produto nunca deve ser mais baixo do que o ponto de equilíbrio, pois aí haverá prejuízo para o empresário, que não conseguirá arcar com os custos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares