Respostas
A Guerra de Tróia foi um conflito bélico entre aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.
Causa da guerra
Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Tróia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Tróia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organiza-se um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Tróia.
A Guerra
O cerco grego à Tróia durou cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles os heróis gregos Heitor e Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar).
A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua idéia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição.
Os eventos finais da guerra são contados na obra Ilíada de Homero. Sua outra obra poética, Odisséia, conta o retorno do guerreiro Odisseu e seus soldados à ilha de Ítaca.
Não se sabe se a Guerra de Troia foi realidade ou lenda da mitologia grega, mas o que se conta dela é que ocorreu no período histórico chamado de “antes de Cristo”. A razão para a guerra foi uma mulher: Helena, rainha de Esparta, que deixou o rei Menelau, seu marido, fugindo ou sendo sequestrada por Paris, príncipe de Troia. Conta-se que o conflito entre espartanos e troianos durou dez anos e foi vencido por Esparta, graças a uma invenção criativa: o cavalo de Troia.
Como um cavalo de madeira ajudou a vencer a Guerra de Troia?
Realidade ou lenda, o conflito ocorreu em Troia, cidade onde, hoje, se localiza a Turquia Ocidental. A época do fato? Em torno de 1.300 a.C., tendo durado dez anos. A guerra colocou em lados opostos os troianos e os espartanos (Esparta era uma cidade-Estado da Grécia Antiga).
Mas o que motivou a guerra?
A resposta é simples: Helena, rainha de Esparta. Há dúvidas se ela teria sido sequestrada ou teria fugido por sua livre vontade com o príncipe Paris (que nada tem a ver com a capital da França), de Troia.
O fato é que Menelau, rei de Esparta e marido da “fugitiva Helena”, ficou furioso e quis se vingar. Menelau convenceu Agamenon, rei de Micenas e seu irmão, a liderar um cerco a Troia, para recuperar Helena.
Com mil navios, eles atravessaram o mar Egeu e sitiaram Troia. A invasão e permanência em Troia durou dez anos. Participaram da invasão, além de Menelau e Agamenon, Aquiles, Ulisses, Nestor e Ajax.
Todo esse conflito foi retratado nas obras “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, que teriam sido escritas em 750 a.C. e 725 a.C., respectivamente. Em “Ilíada”, Aquiles é o personagem principal, um semideus grego eleito para morrer ainda jovem em batalha.
E onde o cavalo de Troia entra nessa história?
Para vencer a guerra, a estratégia “bolada” pelo inteligente e criativo rei Menelau foi um “presente”: o cavalo de Troia, uma escultura em madeira gigante, com a forma do animal. Ela foi construída pelos gregos espartanos, liderados por Ulisses. Quando ficou pronta, o rei Menelau ofereceu o “presente“ aos troianos como um sinal de paz. Só que não. Dentro do cavalo, estava um grupo de soldados de Esparta.
Os troianos, acreditando na boa-fé do presente, abriram os portões de sua cidade e levaram o cavalo de madeira para dentro de suas muralhas, fechando os portões em seguida.
À noite, os soldados que estavam escondidos dentro do cavalo, saíram da escultura e abriram os portões para as tropas espartanas que esperavam do lado de fora.
Assim, os espartanos invadiram e destruíram a cidade de Troia, se proclamaram vencedores e puseram um ponto final na guerra de dez anos.
E qual foi o fim de Helena?
A rainha Helena, causadora do conflito, voltou para o rei Menelau, mas ele não quis mais saber dela. Menelau se vingou, mandando Helena para o exílio.
Por causa de toda essa história, quando recebemos um presente que não é uma coisa boa, dizemos que recebemos um “presente de grego”.
Não há, até o presente momento, confirmação histórica sobre a veracidade da Guerra de Troia, apesar de pesquisas recentes terem descoberto que, realmente, houve um conflito entre os gregos e os habitantes da região de Troia.
Veja imagens do cavalo de Troia em: https://brainly.com.br/tarefa/51699919
#SPJ 2